Logo Pró-Saber SP

19 anos não são 19 dias.

Olhar para trás e recontar hoje a história do Pró parece ser tão fácil. As peças todas se encaixam e a História do Pró parece que foi um vôo de cruzeiro em um céu de calmaria.
Mascara Categorias Posts

É… de fato parece que foi ontem que a nossa Porta Azul foi aberta para a comunidade.

Abriu de forma esperançosa, transbordando energia, acolhimento e muito desassossego.

O desassossego é uma marca na minha alma. Não sossego enquanto consigo enxergar que posso mudar o que ainda não transforma o entorno. Não gosto de me acostumar com as coisas que não parecem ser justas.

Olhar para trás e recontar esta história hoje parece ser tão fácil. As peças todas se encaixam e a História do Pró parece que foi um vôo de cruzeiro em um céu de calmaria.

Mas 19 anos não são 19 dias.

Não parecia ser fácil no primeiro ano quando o meu sonho era alfabetizar todos os alunos, mas apenas 1 se alfabetizou… Hoje 88%, em média, de todas as crianças acima de 6 anos se alfabetizam no Pró;

Não parecia haver saída quando a nossa maior fonte de receita foi interrompida e parecia que o Pró não ia mais conseguir seguir com sua missão… Hoje temos fontes diversificadas de captação e isso nos dá tranquilidade;

Não parecia haver luz no fim do túnel quanto tive que dispensar metade da equipe que estava junto há mais de 10 anos por falta de doações…, Mas foi com este desassossego na alma que criamos juntos o Programa Pró Ler & Brincar que é o coração do nosso trabalho;

São muitos os obstáculos que soubemos pular, contornar, empurrar e que agora fazem parte da nossa história.

19 anos não são 19 dias, e, portanto, vivenciei muitas histórias lindíssimas que alimentam o meu propósito de continuar trabalhando por um mundo mais justo e mais humano. São histórias de professores, de crianças, de jovens, de funcionários e de ex alunos.

Eu não compartilho da ideia de que empreendedores fazem verão… Gosto mais da ideia de trabalho em equipe, em rede, com parcerias, e de mãos dadas que não desatam.

A história do Pró nasceu em mim, mas ela não é só minha. Nossa equipe hoje é grande. Somos mais de 45 pessoas trabalhando diariamente para garantir uma educação integral de qualidade. E de nada adiantaria tanta gente empenhada se as famílias dos nossos alunos não confiassem e reconhecessem o nosso trabalho.

Por fim, toda essa rede que vivemos e a história que construímos nos ajudou a atravessar a pandemia. Experimentamos viver o dia a dia de forma única. Aprendemos a ler o mundo das crianças e dos jovens por meio das telas. Acolhemos cada família pelo whatsapp e criamos muitas formas de dar assistência a todos. Isso só foi possível porque o Pró foi apoiado por tantos amigos e parceiros. É muito contraditório o que vivemos. De um lado nossa insegurança com o vírus e de outro, experimentamos a segurança de que a nossa história, construída de forma tão sólida, estava permitindo tantos apoiadores contribuírem sem medo, para ajudar tantas pessoas desamparadas. Foi uma experiência maravilhosa de humanidade e de solidariedade.

Viva o Pró-Saber São Paulo.

Viva cada uma das pessoas que diariamente constrói essa história de tanto impacto.

Veja também