Logo Pró-Saber SP

Ação de voluntariado leva crianças para conhecer o mar

Durante uma ação de voluntariado com o BTG e o Projeto Aproximar, as crianças do Ciranda Literária tiveram a primeira experiência na praia e nós tivemos um dia delicioso!
Foto de crianças e voluntários (adultos) na praia, com o texto "Notícias"

O Projeto Aproximar conecta empresas e instituições para levar crianças em seu primeiro contato com o mar. Na última experiência, tivemos a sorte de ter um dia lindo de sol e minha primeira vez acompanhando as crianças nesse dia. E foi incrível!

O passeio começa desde os primeiros passos de organização, a conversa com as famílias das crianças selecionadas e a dinâmica da equipe. 

No dia do passeio, as crianças estavam muito empolgadas, claro! A maioria nem conseguiu dormir direito e chegaram pontualmente no horário combinado para a diversão começar. Além das crianças que fazem parte do Ciranda Literária, aqui na Biblioteca do Pró, também estava com Ayla, minha filha.

Ela estava tão animada e só sossegou quando o ônibus chegou. Os voluntários nos receberam, todos preparados e uniformizados e colocaram as crianças na janela. Deu para perceber todo preparo para receber as crianças da melhor forma, como elas merecem!

As crianças super curiosas fizeram várias perguntas ao longo do caminho. Quando chegou na represa, algumas perguntaram se ali já era a praia, numa super empolgação! Tantas curiosidades e a imaginação alimentada: se na praia tinha baleia, tubarão e várias outras especulações.

Quando os voluntários engajam com a atividade e as crianças é um momento de muita folia e diversão. Brincadeiras, músicas e um delicioso lanche sempre fazem parte das nossas ações de voluntariado.

Chegando lá fomos recebidos e recepcionados no hotel Jequitimar. O tempo inteiro os voluntários zelando e sendo guardiões das crianças.

Quando as crianças chegaram e viram o mar pela primeira vez, a emoção tomou conta e para mim foi a melhor parte. Óbvio que saíram correndo e nem deu para registrar direito.

Passamos o dia maravilhoso lá, surfando, tomando picolé e as conexões acontecendo. Tenho certeza que irá ficar na memória esse encontro e as trocas.

Também fizemos uma atividade socioambiental com os instrutores para conscientizar as crianças da responsabilidade do lixo que produzimos e dos impactos que isso gera, principalmente no mar. As crianças tinham muito repertório sobre o assunto, o que gerou uma troca animada.

Apesar de ser um dia longo e intenso, vale cada minuto. Parabéns ao Projeto Aproximar e aos voluntários que nos acompanharam nesse dia!

Veja também