Fala, jovem: O adolescente é mais do que “irresponsável”

Jessyca e Manu contam sobre a importância do Pró Jovens para apagar essa ideia negativa e fortalecer suas percepções sobre si mesmos e o outro.
feed

Quando as pessoas escutam a palavra “jovem”, elas logo começam a associar essa palavra a adjetivos como “preguiçoso”, “respondão” ou “irresponsável”. Mas adolescentes não deveriam ser resumidos a estas ofensas, e o Pró Jovens batalha ano após ano para que essa ideia seja apagada.

O Pró Jovens tem o propósito de ver quem somos, de nos enxergar através de nós mesmos. Ele nos dá a oportunidade de amadurecermos e de ver o mundo com outros olhos.

JJ, oradora da turma do Pró Jovens em 2023

O Pró Jovens trabalha para termos consciência de que muitas coisas não são um bicho-de-sete-cabeças, e nos alerta sobre as dificuldades que vamos enfrentar durante a nossa vida.

Enfrentamos cada perrengue esse ano – reformas, saídas e trocas de professores e salas interditadas, entre outros. Mas hoje estamos aqui para celebrar e agradecer pelo fim desse processo maravilhoso e garantir que vamos seguir levando esses ensinamentos para a vida.

Agradeço à Luana, por nos mostrar histórias inspiradoras, ajudar a nos conhecermos e compartilhar um pouco da sua história.

Agradeço à Silvana, por nos mostrar que o mundo do trabalho não é tão assustador e por permanecer tão forte diante das suas dificuldades.

Agradeço à Ágata, por mergulhar de cabeça nesse mundo completamente novo e enfrentar esses desafios.

Agradeço imensamente ao Gabriel, por apoiar todos nos nossos momentos de surtos e choros.

Agradeço à Mayara e à JJ, que foram as melhores coisas que o Pró Jovens me proporcionou.

E agradeço a Taylor Swift por ter escrito “The Archer”, que foi a música que inspirou esse texto.

Veja mais

Se o título te chamou atenção, te convido a continuar lendo para ver que, se a gente se mexer, isso pode se tornar real.
Ao compartilhar experiências, profissionais de diferentes áreas mostram que os caminhos normalmente não são lineares.
Chega de expectativa, acompanhe a emocionante jornada de Duda, uma jovem corinthiana que, realizou o sonho de entrevistar seu ídolo.
Apesar de toda a potência industrial do gênero, ainda existe muito preconceito em torno dele – e com quem está inserido no mundo do funk.
No Pró Jovens, visitas e passeios culturais fazem parte do programa e contribuem muito para o desenvolvimento da identidade dos jovens.
A representatividade é uma condição fundamental para o desenvolvimento do protagonismo. E são as crianças que dizem como seus grupos vão se chamar!