Esse programa surgiu a partir de outros dois que já estavam estabelecidos no Pró há mais de 10 anos. O Pró Jovens hoje está dividido em três módulos focados na formação humana, na capacitação dos jovens como mediadores de leitura e de brincadeiras e, por fim, na oportunidade de contratação desses jovens para levar essas experiências às escolas públicas parceiras dentro da comunidade.
Um dos principais problemas é a ausência de um espaço de aprendizado durante os períodos matutino e vespertino para os jovens, afinal existem apenas 5 escolas de ensino médio, sendo que 70% das vagas são distribuídas apenas em duas escolas estaduais, e 72% dessas vagas são no período noturno. No curto e médio prazo, estamos formando jovens mais bem preparados para a vida e o mercado de trabalho.
A longo prazo, nosso objetivo é reduzir a taxa de criminalidade entre os jovens, melhorar a qualidade de vida na comunidade, aumentar o percentual de jovens com ensino superior completo, garantir que mais crianças sejam alfabetizadas na idade certa e assegurar o direito das crianças de brincar, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Qual o público do programa Pró Jovens?
Adolescentes entre 14 e 19 anos, residentes em Paraisópolis e que estejam cursando o Ensino Médio.
A primeira parte da formação é focada na exploração das suas relações consigo mesmos, com os outros e com o mundo. Na prática, isso significa que ele aprende a estar em grupo, a falar e ser ouvido e a receber avaliações que o desafie a evoluir em seu trabalho.
Ao término desse módulo, almejamos que os jovens obtenham um conhecimento mais profundo sobre si mesmos, fortalecendo assim suas escolhas e experiências futuras.
Já na segunda parte, concentramos-nos no desenvolvimento de habilidades para que os jovens possam mediar atividades de leitura e brincadeiras com crianças. Ao final desta etapa, esperamos que tenham adquirido as competências necessárias para desempenhar esse papel mediador de forma eficaz.
Ao término dos 2 módulos, o jovem é convidado a olhar para si e reconhecer-se como sujeito enquanto está também na relação com o outro, além de ampliar as perspectivas em relação ao mercado de trabalho.
Sempre tivemos vontade de ampliar nossa prática de leitura e brincadeira em outros espaços do território.
Por isso, no módulo 3 – Pró Jovens nas Escolas – nós unimos os saberes dos jovens e o desejo de partilhar a nossa prática com a demanda das escolas em oferecer às crianças um espaço onde o brincar fosse cuidado como um direito.
Quando esses jovens atuam em escolas públicas parceiras, impactamos diretamente o desejo das crianças pela leitura, além de enriquecer suas experiências de brincadeira e melhorar suas habilidades de comunicação.
O programa dá ao jovem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho melhor formado em desenvolvimento pessoal e interpessoal. Ao mesmo tempo em que é convidado a olhar para si e se reconhecer como sujeito, faz isso o tempo todo na relação com o outro.
Na prática, esse jovem aprende a estar em grupo, a falar, ser ouvido e receber avaliações que os desafiem a evoluir no seu trabalho. Por fim, empregar esse jovem, permite que ele tenha condição e tranquilidade para realizar seus sonhos estudantis ou profissionais.
Contribua para que o Pró-Saber SP continue garantindo o direito de toda criança Ler & Brincar.
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