Pró Jovens

O programa de jovens surgiu em 2010, e ao longo dos anos aprendemos muito e a partir da relação com eles. Hoje o programa atende estudantes do ensino médio, e tem uma formação dividida em 2 módulos que duram 1 ano no total.

Pró-Jovens

O módulo 1 tem como objetivo desenvolver a parte de formação humana em cada jovem, através de ações focadas no projeto de vida, no autoconhecimento e na formação de grupo. Ao longo do semestre em que o M1 acontece, os jovens são convidados a olhar para si em práticas que envolvem a leitura, as brincadeiras da cultura popular e os jogos cooperativos. Esses campos do conhecimento nos ajudam a organizar propostas onde os jovens mergulham em si mesmos, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades importantes para conviver em grupo e com as diferenças.

Saber “quem eu sou”, “quais sonhos eu tenho”, “quais são os meus medos e desafios”, “ quais são os meus pontos fortes” são algumas perguntas que junto com os jovens, o programa desvela à medida que eles aceitam o desafio de participar de um grupo que quer se conhecer e se fortalecer enquanto sujeitos de direitos. Um trabalho profundo e intenso que envolve desvelar camadas internas até então desconhecidas.

 

Pró-Jovens

No M2 o foco é ampliado, e traz a perspectiva de inserção no mercado de trabalho com a Formação de Jovens Multiplicadores do Ler & Brincar.

Esse módulo apresenta a metodologia do Pró Ler & Brincar e forma os jovens para multiplicarem a prática brincante e leitora em outros espaços e escolas. Os jovens fazem uma imersão na leitura literária infantil e na ampliação do repertório de brincadeiras e jogos infantis. Dessa forma, ao longo de um semestre, estarão preparados para iniciarem a jornada profissional na área da educação, se assim desejarem.

Números do Pró Jovens:

170
crianças impactadas diretamente por cada jovem formado no M2 do Pró Jovens.
86%
de frequência média nas turmas de 2022.
Mais de 300
jovens formados.
Previous slide
Next slide

Pró Ler & Brincar nas Escolas

Esse programa nasceu do desejo de compartilhar a nossa metodologia com outros espaços e escolas, e apoiar ações formativas para as crianças onde a leitura e a brincadeira diárias estivessem presentes. Formamos jovens multiplicadores da metodologia Ler & Brincar e fazemos parceria com escolas públicas da comunidade.

Pró Ler & Brincar nas Escolas

Como funciona?

Os Jovens formados pelo Pró Jovens fazem propostas que envolvem o brincar e a leitura para crianças da Educação Infantil e também do Ensino Fundamental I durante o período em que estão na escola, em especial no recreio. Dessa forma, ampliamos o nosso campo de atuação e mais crianças são impactadas com o nosso trabalho.

Atuamos em duas frentes distintas: nas escolas públicas parceiras, onde os monitores formados pelo programa Pró Jovens levam às escolas públicas da comunidade de Paraisópolis a metodologia do Pró-Saber SP e desenvolvem, com materiais próprios do Instituto, brincadeiras e rodas de leitura com as crianças durante os recreios da escola, de forma articulada com a direção escolar.

Pró Ler & Brincar nas Escolas

A segunda frente se dá através de visitas das escolas parceiras ao Pró. Dessa forma as crianças podem aproveitar todas as possibilidades que temos em nosso espaço (tanque de areia, mesa de pebolim, pingue-pongue, casinha, escorregador, espaço para o desenho e uso de tinta, quadra com brincadeiras, contação de histórias e biblioteca).

Números do Pró Ler & Brincar nas Escolas:

860 alunos
de escolas públicas impactados diariamente nos recreios de 2ª a 6ª feira
1.700 crianças
de escolas públicas impactadas desde a criação do programa.
Previous slide
Next slide