Quem Somos

Pró-Saber SP

O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. O Instituto tem como missão contribuir com o fim da desigualdade por meio da defesa e garantia do Direito de toda criança Ler & Brincar.

Criado em 2003, o Pró-Saber SP derivou da experiência da sede carioca homônima fundada em 1987, cuja missão é encontrar, trabalhar e difundir alternativas teóricas e práticas para responder aos desafios educacionais brasileiros. 

Em São Paulo, a organização nasceu com o objetivo preencher a lacuna de oferta de Educação Infantil em Paraisópolis. Naquela época, crianças ficavam em casa até os 7 anos, aguardando a idade mínima para entrar na escola, enquanto crianças de classes média e alta frequentavam a educação infantil da rede particular e, assim, já ingressavam no Ensino Fundamental com conhecimento de leitura e escrita. Muitas delas já entravam praticamente alfabetizadas.

Atualmente, a atuação do Pró-Saber SP segue alguns eixos propositivos. Um deles é a leitura utilizada para além da simples decodificação, ou seja, para a interpretação do mundo. O segundo ponto é o brincar como ferramenta de ensino e sociabilidade. E, por fim, o incentivo ao protagonismo dos jovens como forma de transformação social.

O Pró-Saber SP compartilha de um dos versos de Mario Quintana, no qual ele diz que “democracia é dar a todos o mesmo ponto de partida”. Portanto, no intuito de diminuir essa diferença de oportunidades, o Pró-Saber SP desenvolve sua metodologia ancorada nos pilares da leitura e da brincadeira.

Missão, Visão e Valores

O Pró-Saber SP tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e suas comunidades..

Nosso sonho é ser referência nacional em programas de educação que, ancorados na leitura e na brincadeira, contribuirão para o fim da desigualdade.

Acreditamos nos seguintes valores:

  •  que a aprendizagem torna-se significativa quando a criança sente-se vinculada a um ambiente de ACOLHIMENTO e RESPEITO;
  • na VALORIZAÇÃO e ARTICULAÇÃO de parcerias e no FORTALECIMENTO das redes da comunidade para a implementação dos seus projetos;
  •  na DIVERSIDADE como CONDIÇÃO FUNDAMENTAL para um espaço de convivência e educação democrática;
  • na importância da AUTONOMIA e AUTORIA na formação de um cidadão crítico e atuante;
  • na ESTÉTICA para despertar o olhar sensível;
  • na EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO como ferramenta capaz de promover o sentimento de PERTENCIMENTO e ENGAJAMENTO.
  • que a LEITURA, BRINCADEIRA E O PROTAGONISMO JUVENIL são ferramentas poderosas na diminuição das desigualdades.

  • na TRANSPARÊNCIA e no RIGOR como prática cotidiana educacional e administrativa;

Manifesto

Vivemos em um país desigual, mas somos movidos pela certeza de que a leitura e a brincadeira tornam as crianças mais felizes em todos os contextos sociais.

Acreditamos que histórias lidas diariamente possibilitam que as crianças elaborem o mundo em que vivem tornando seu dia a dia mais leve e alegre.

Temos convicção de que a prática sensível e atenciosa de mediação de histórias de tantos outros mundos encharca todas as infâncias de palavras, poesias, viagens, encontros, espantos, alegrias e muitas oportunidades!

O mundo se torna um lugar mais humano quando todas as crianças, independente de raça, cor, etnia, cultura, religião ou origem, são acolhidas e reconhecidas em sua diversidade e singularidade e têm a oportunidade de brincar livremente.

Na nossa prática educativa, criamos possibilidades para que as crianças em contextos de vulnerabilidade sejam construtoras de cidades, castelos de areia, cozinheiros de comidas deliciosas, brincando generosamente umas com as outras dentro de espaços seguros.

Acreditamos que por meio da leitura e da brincadeira, todas as crianças têm a oportunidade de desenvolver a escuta, o brincar junto, a compreensão do mundo e, sobretudo, de compartilhar a alegria do bem viver.

Nossa Equipe

Maria Cecilia Lins Diretora Executiva
Lia Olival Diretora Adjunta
Márcia Bandeira Diretora de Operações
Angela BuenoCoordenadora de Projetos
Erika PavaniCoordenadora Administrativo / Financeiro
Talita CruzAdministrativo / Financeiro
Lucas RosatelliPrestação de contas
Janiffer SantosCoordenadora de Mobilização de Recursos
Juliana Mie KobataDesenvolvimento Institucional
Bruno TavaresCoordenador de Comunicação
Maury MedeirosComunicação
Márcia FélixMediadora de Comunidade 
Amelissa SilvaBazar
Sarah SantosBazar
Heliane Ferreira RibeiroManutenção
Inês Santana RochaManutenção
Marinalva Mendes da Silva SantosManutenção
Marlene Lopes da Silva SousaManutenção
Meirejane Rodrigues De AraújoManutenção
Sheila NevesManutenção
Fernanda RennerCoordenadora Pedagógica
Lucy MauraCoordenadora de Biblioteca
Ananda LimaBiblioteca
Daniele Alves de CastroBiblioteca
Ivo DuarteBiblioteca
Jailma FlorBiblioteca
Kethully LuandaBiblioteca
Betânia LopesPró Ler & Brincar
Ágata SouzaPró Ler & Brincar
Ana Vitória LeitePró Ler & Brincar
Danilo SarmentoPró Ler & Brincar
Débora SilvaPró Ler & Brincar
Denise SantosPró Ler & Brincar
Karina AlvesPró Ler & Brincar
Milena SantosPró Ler & Brincar
Monica ViegasPró Ler & Brincar
Nay SilvaPró Ler & Brincar
Patrícia da SilvaPró Ler & Brincar
Cristiane MendesCoordenadora Pró Ler & Brincar em Todo Lugar
Luana AndradeCoordenadora Pró Ler & Brincar nas Escolas e Pró Jovens
Amanda SantosPró Ler & Brincar Nas Escolas
Gabriel LimaPró Ler & Brincar Nas Escolas
Larissa AyeskaPró Ler & Brincar Nas Escolas
Maryana OliveiraPró Ler & Brincar Nas Escolas
Nicoly SilvaPró Ler & Brincar Nas Escolas
Gabriel da SilvaPró Jovens
Luiz PennaPró Jovens

Veja aqui o depoimento de algumas pessoas do nosso time:

Conselho

Conselho Consultivo
Claudia de Freitas Vidigal
Eleonora Antici de Souza
Guilherme Amaral Ferraz

Conselho Fiscal
Anna Lúcia Camargos
Marcello de Simone
Renata Biselli

Imprensa

Confira aqui todas as notícias que saíram sobre o Pró-Saber SP!

© 2022 Pró-Saber Todos os direitos reservados.