Quem Somos

Pró-Saber SP

O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. O Instituto tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira transformando suas famílias e suas comunidades.

Criado em 2003, o Pró-Saber SP derivou da experiência da sede carioca homônima fundada em 1987, cuja missão é encontrar, trabalhar e difundir alternativas teóricas e práticas para responder aos desafios educacionais brasileiros. 

Em São Paulo, a organização nasceu com o objetivo preencher a lacuna de oferta de Educação Infantil em Paraisópolis. Naquela época, crianças ficavam em casa até os 7 anos, aguardando a idade mínima para entrar na escola, enquanto crianças de classes média e alta frequentavam a educação infantil da rede particular e, assim, já ingressavam no Ensino Fundamental com conhecimento de leitura e escrita. Muitas delas já entravam praticamente alfabetizadas.

Atualmente, a atuação do Pró-Saber SP segue alguns eixos propositivos. Um deles é a leitura utilizada para além da simples decodificação, ou seja, para a interpretação do mundo. O segundo ponto é o brincar como ferramenta de ensino e sociabilidade. E, por fim, o incentivo ao protagonismo dos jovens como forma de transformação social.

O Pró-Saber SP compartilha de um dos versos de Mario Quintana, no qual ele diz que “democracia é dar a todos o mesmo ponto de partida”. Portanto, no intuito de diminuir essa diferença de oportunidades, o Pró-Saber SP desenvolve sua metodologia ancorada nos pilares da leitura e da brincadeira.

Para aumentar nosso impacto e garantir o resultado esperado, fazemos a formação de Jovens Multiplicadores (Pró Jovens) que aplicam o programa Ler & Brincar para escolas da rede pública de Paraisópolis (Pró Ler & Brincar nas Escolas), capacitamos Professores (Pró Multiplica) e damos apoio e orientação às famílias (Pró Famílias) dos alunos. Além disso, em 2019 inauguramos a Biblioteca Pró-Saber SP onde mais de 19 mil títulos infantojuvenil estão disponíveis gratuitamente.

Missão, Visão e Valores

O Pró-Saber SP tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira transformando suas famílias e suas comunidades.. 

Nosso sonho era impactar 50% das crianças entre 4 e 8 anos da Comunidade de Paraisópolis na capital de São Paulo até 2021, o que já conquistamos. Hoje buscamos ampliar nosso impacto para além da comunidade.

Temos como visão ser referência nacional em programas de educação que, ancorados na leitura e na brincadeira, contribuirão para o fim da desigualdade.

Acreditamos nos seguintes valores:

  •  que a aprendizagem torna-se significativa quando a criança sente-se vinculada a um ambiente de ACOLHIMENTO e RESPEITO;
  • na VALORIZAÇÃO e ARTICULAÇÃO de parcerias e no FORTALECIMENTO das redes da comunidade para a implementação dos seus projetos;
  •  na DIVERSIDADE como CONDIÇÃO FUNDAMENTAL para um espaço de convivência e educação democrática;
  • na importância da AUTONOMIA e AUTORIA na formação de um cidadão crítico e atuante;
  • na ESTÉTICA para despertar o olhar sensível;
  • na EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO como ferramenta capaz de promover o sentimento de PERTENCIMENTO e ENGAJAMENTO.
  • que a LEITURA, BRINCADEIRA E O PROTAGONISMO JUVENIL são ferramentas poderosas na diminuição das desigualdades.

  • na TRANSPARÊNCIA e no RIGOR como prática cotidiana educacional e administrativa;

Manifesto

Vivemos em um país desigual, mas somos movidos pela certeza de que a leitura e a brincadeira tornam as crianças mais felizes em todos os contextos sociais.

Acreditamos que histórias lidas diariamente possibilitam que as crianças elaborem o mundo em que vivem tornando seu dia a dia mais leve e alegre.

Temos convicção de que a prática sensível e atenciosa de mediação de histórias de tantos outros mundos encharca todas as infâncias de palavras, poesias, viagens, encontros, espantos, alegrias e muitas oportunidades!

O mundo se torna um lugar mais humano quando todas as crianças, independente de raça, cor, etnia, cultura, religião ou origem, são acolhidas e reconhecidas em sua diversidade e singularidade e têm a oportunidade de brincar livremente.

Na nossa prática educativa, criamos possibilidades para que as crianças em contextos de vulnerabilidade sejam construtoras de cidades, castelos de areia, cozinheiros de comidas deliciosas, brincando generosamente umas com as outras dentro de espaços seguros.

Acreditamos que por meio da leitura e da brincadeira, todas as crianças têm a oportunidade de desenvolver a escuta, o brincar junto, a compreensão do mundo e, sobretudo, de compartilhar a alegria do bem viver.

Nossa Equipe

Aline Escobar – Educadora

Andressa da Silva Cruz – Estagiária

Ângela Bueno – Coordenadora de Projetos

Anna Luiza Jesus dos Santos – Estagiária

Betânia Lopes – Secretária

Bruno Tavares – Coordenador de Engajamento e Mobilização de Recursos

Cristiane Mendes – Educadora

Danilo Sarmento – Educador

Erika Pavani – Coordenadora Financeira

Fernanda Renner – Coordenadora Pedagógica

Gabriel José da Silva – Estagiário

Guilherme Tramonti de Barros – Educador

Gustavo Ferreira Santos – Jovem Multiplicador

Heliane Ferreira – Equipe de Apoio

Inês Santana Rocha – Equipe de Apoio

Ivo Quirino Duarte – Assistente de Biblioteca

Juliana Kobata – Assistente de Desenvolvimento Institucional

Karina Alves – Educadora

Kethully Luanda Rodrigues Silva – Estagiária

Lia Olival – Diretora Adjunta

Luana Andrade – Coordenadora Pró-Jovens

Lucy Maura Cardoso de Carvalho – Coordenadora de Programa

Luiz Felipe Penna – Educador

Márcia Felix – Articuladora Comunitária

Márcia Bandeira – Diretora de Operações

Maria Cecilia Lins – Diretora Executiva

Maria Vitória Germer – Assistente de Comunicação

Marcos Sousa Santos – Estagiário

Marinalva Mendes da Silva Santos – Equipe de Apoio

Marlene Lopes – Equipe de Apoio

Meirejane Araújo – Merendeira

Nicoly Pereira Monteiro Silva – Estagiária

Patrícia Mendes – Educadora

Paulo Gonçalves Sobrinho – Educador

Samuel de Oliveira Tomaz – Estagiário

Sarah Santos – Atendente Bazar

Talita Cruz – Assistente Administrativo Financeiro

Conselho

Conselho Consultivo
Claudia de Freitas Vidigal
Eleonora Antici de Souza
Guilherme Amaral Ferraz

Conselho Fiscal
Anna Lúcia Camargos
Marcello de Simone
Renata Biselli

Imprensa

Confira aqui todas as notícias que saíram sobre o Pró-Saber SP!

Pró-Saber SP