Logo Pró-Saber SP

Você olharia dentro de uma caixa misteriosa?

Como uma atividade simples pode demonstrar o carinho que temos com as crianças.
Olhar Caixa Misteriosa Espelho Identidade

Nesse relato, eu queria contar sobre uma criança do Pró Ler & Brincar. Aqui vou chamá-la de Pró Sabida.

A Pró Sabida tem 4 anos e é muito, mas muito carinhosa. Contudo, ela demanda muita atenção minha e da outra educadora parceira de sala, e por atendermos seus pedidos, as outras crianças passaram a se distanciar.

Depois de muito pensar nessa situação, planejamos uma atividade para que todas as crianças se sentissem vistas e amadas por nós.

Em uma sexta-feira, colocamos uma mesa no meio da roda e explicamos para as crianças que dentro dela estava a imagem da nossa criança favorita. Todas ficaram curiosas e então começaram a olhar, uma por uma. Dentro da caixa tinha um espelho e a criança via sua imagem refletida.

Foi muito importante trazer isso, pois temos muitas crianças que precisam desse olhar de carinho para se sentirem amadas. Acredito muito no poder do abraço e do carinho ao próximo. Uma das crianças, que era das mais animadas com a atividade, perguntou se poderia fazer de novo. Respondi que faremos novamente.

Depois desse dia, as crianças passaram a expressar mais os seus sentimentos, passaram a dizer que nos amam e que adoram muito estar no Pró. Essa simples brincadeira fez com que construíssemos uma relação mais forte com o grupo, e a partir daquele dia todas as crianças perceberam que têm de nós a mesma atenção que a Pró Sabida.

Agora que essa atividade foi um sucesso, já estou animada para propor outras, para que cada vez mais o grupo se sinta visto e acolhido. 

Veja também