“Oi, eu sou o Rabisco”: conheça a história e o criador do Mascote do Pró-Saber SP

Descubra como foi o processo de criação do Rabisco, nosso mascote!
rabisco-blog

Durante o mês de julho nossos seguidores do Instagram participaram da aventura para encontrar o nome do novo mascote do Pró-Saber SP. Foram mais de 900 comentários, muitas sugestões incríveis e a prova de que construímos nossa história juntos.

Antes de falar mais do Rabisco – o nome que escolhemos para o mascote –, vamos contar de onde veio essa nossa parceria com o ilustrador José Carlos Lollo e a escritora Blandina Franco. Afinal, eles são os responsáveis por nos presentear com essa fofura do Rabisco!

Para Lollo, o Pró representa a criança, o coração e o livro. Com esses três símbolos vieram um boneco modular, com a cabeça-coração e o corpo-livro.

“Você pode colocar ele em qualquer posição e ele mantém as mesmas características, além de poder ser reproduzido por uma criança. A ideia foi fazer algo que a criança possa reproduzir depois, usando ícones conhecidos”, explica.

Tanto Lollo quanto Blandina são nossos parceiros e sempre deixam uma marca quando passam por nossa biblioteca. Quando não era possível receber o público de portas abertas, contamos com eles para criar o livro “O ponto e a linha têm outros planos”. Feito especialmente para acompanhar o kit das crianças do Pró Ler & Brincar durante a pandemia de COVID-19. E manter a leitura e a brincadeira sempre presentes.

Para quem ainda não conhece o trabalho de Lollo e Blandina, recomendamos dar uma passada na Biblioteca. Além dos livros, temos as assinaturas nas paredes daqui.

José Carlos Lollo, paulistano, nascido no Ipiranga e colecionador de brinquedos antigos, é autor de livros infantis desde 2001 e desde 2009 com sua parceira Blandina Franco. Juntos já lançaram mais de 60 livros, com ele ilustrando e ela escrevendo as histórias.

Veja mais

Se o título te chamou atenção, te convido a continuar lendo para ver que, se a gente se mexer, isso pode se tornar real.
No Instituto Pró-Saber SP, trabalhamos questões de raça, gênero e classe social de forma significativa com os jovens, incentivando reflexões profundas e promovendo diálogos que ampliam a inclusão e a representatividade.
O Slam do Pró-Saber SP fortalece a juventude de Paraisópolis ao criar um espaço de liberdade e conexão, onde a palavra vira ferramenta de expressão e transformação.
Ao compartilhar experiências, profissionais de diferentes áreas mostram que os caminhos normalmente não são lineares.
Chega de expectativa, acompanhe a emocionante jornada de Duda, uma jovem corinthiana que, realizou o sonho de entrevistar seu ídolo.
Apesar de toda a potência industrial do gênero, ainda existe muito preconceito em torno dele – e com quem está inserido no mundo do funk.
plugins premium WordPress