Logo Pró-Saber SP

Economia circular, brechós, parceiros e o Pró

Como tudo isso se conecta com a nossa missão de fortalecer a educação integral de crianças e jovens brasileiros por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e suas comunidades?
Economia Circular Brechos Bazar Parceiros

Acredito que vale uma pequena contextualização sobre “Economia Circular”, que é um modelo econômico baseado em três pilares: a redução dos recursos naturais utilizados, a maximização do uso dos recursos e a reutilização dos resíduos para produção de novos bens.

Nesse texto gostaria de abordar os benefícios para a economia, como a criação de novos negócios e a geração de emprego.

Um bom exemplo de negócio, que envolva economia circular, existe desde o século XIX, no Brasil: os brechós.

Uma imagem de bazar, vemos o interior da loja, uma mulher escolhendo sapatos.
Imagem: Nego Júnior

Cada vez mais populares, os brechós estão sendo mais procurados no Brasil. Segundo dados da ferramenta de buscas do Google, as pesquisas por peças de segunda mão cresceram 572% no país entre os primeiros semestres de 2019 e 2022.

O aumento da demanda tem diversas razões. Além do preço mais barato, a questão da sustentabilidade também entra em cena. Para alguns clientes, adquirir peças usadas é uma forma de reutilizar mercadorias e colaborar para um consumo consciente, evitando desperdícios e lixo. Taí a economia circular.

Mas qual a relação entre economia circular, brechós, parcerias e o Pró?

Sempre foi uma constante o questionamento se o Pró aceitava doações de roupas e outros itens. Sendo assim, passamos a aceitar toda doação que chegava e dessa forma nasceu o Bazar da Pechincha. Ele acontecia uma vez por mês, na quadra do Pró, com tudo que recebíamos e por preços muito baixos. Com essa experiência, percebemos a demanda reprimida da comunidade e com o aprendizado, desenvolvemos um projeto perene, que além de oportunizar que a comunidade tivesse acesso a produtos de qualidade por preços baixos, a receita seria empregada nos programas do Pró. 

Há alguma dúvida que existia uma demanda reprimida? Então deixa eu te contar que só em 2022, o Bazar do Pró vendeu mais de 22.880 peças. Isso equivale a mais de 62 peças por dia.

Contudo, para o nosso bazar funcionar, nós contamos com doações. E felizmente o Pró sempre contou com parceiros incríveis. Como a Re Petit, um brechó infantil online para bebês, crianças e adolescentes, que em 2022 nos doou mais de 5 mil peças.

Vale muito a pena conhecê-los, para isso basta clicar na imagem abaixo.


Durante uma entrevista, a Maria Cecilia, nossa fundadora e Diretora Executiva, explicou a importância do bazar para o Pró e a comunidade.

“Nós poderíamos fazer esse bazar em um bairro de classe média alta e cobrar altos valores pelas peças para gerar uma receita maior, mas essa não é nossa intenção. Nosso projeto é em Paraisópolis, portanto, além de empregar pessoas daqui, nós também queremos oportunizar que a comunidade tenha acesso a produtos de alta qualidade. É uma forma de economia circular pensada para esse território.”

Então queria fazer um convite para você vir conhecer o nosso Bazar. E quem sabe, caso tenha interesse em fazer uma doação, ficaremos muito felizes em conversar com você. Basta nos enviar um email clicando aqui ou enviando uma mensagem de WhatsApp, por aqui.

Veja também