Logo Pró-Saber SP

Poesia para crianças: como criar um poema com os pequenos

Em atividade proposta, as professoras Cristiane e Milena mostram como usar a poesia para crianças e incentivar a escrita.
Foto do grupo sol em apresentação do Chá Literário, em 26 de maio de 2023, com o poema "O Sol Mais Bonito do Mundo". Professora Cris na ponta esquerda e na ponta direta a professora Milena.

Todos os meses as crianças se preparam para lerem textos, cantigas e histórias em nosso Chá Literário. Esse momento tão especial acontece uma vez por mês e em maio, as professoras Cris e Milena propuseram ao grupo a ideia de criarem uma poesia sobre o Sol, que tem grande significado para as crianças, pois foi esse nome que escolheram para nomear o grupo em votação. Tinham pesquisado sobre o sol e seus significados, cantamos músicas referentes ao tema e histórias que traziam a leveza e força dessa grande estrela.

Para essa atividade, pensamos

O que seria um poema?

Primeiro, convidamos as crianças para sugerirem uma lista de palavras e, em seguida, formarem as frases que dariam sentido ao poema sobre o Sol. Todas participaram e assim iniciamos a escrita da poesia para crianças.

Fomos instigando as crianças a pensarem em palavras que remetessem aos significados sobre o sol e muitas foram ditas, como: girassol, bola de fogo, luz, iluminar, brilhar, amor, esplendor, entre outras. Com a lista pronta, chegou o momento de transformá-las em frases!

O aluno Davi propôs o tema do nosso poema, que todas as crianças gostaram: O Sol mais bonito do mundo.

Toda a turma foi pensando nas frases com as palavras citadas e, assim, construir nosso poema. Aos poucos o texto foi criando forma, sentido e emoção para as crianças. O poema ficou pronto e elas levaram para casa, para ensaiar no fim de semana com a família, mostrando o texto criado por eles. Também fizemos ensaios na sala em uma leitura coletiva e descontraída.

O poema ficou lindo e, com muito orgulho, apresentaram com alegria o poema “O sol mais bonito do mundo”. Esta prática pretendeu estimular a oralidade, a criatividade, o coletivo, o respeito à ideia do outro e a reflexão por diferentes aspectos da linguagem.

Por meio de situações que as crianças foram convidadas a expressar suas emoções, brincando com as palavras e rimas, ampliamos sensivelmente as possibilidades de comunicação, criando apreço pela leitura e despertando o interesse pela escrita.

Olha como ficou lindo nosso poema:

O SOL MAIS BONITO DO MUNDO 

(PRODUÇÃO GRUPO SOL – PRÓ-SABER SP)

 O DOURADO VAI ILUMINAR 
O SOL VAI BRILHAR O DIA
 O SOL GUIA O GIRASSOL 
QUE É A MAIS LINDA POESIA 
APESAR DO SEU CALOR 
O SOL É CHEIO DE AMOR 
TRAZENDO SEU ESPLENDOR 
PARA O MUNDO INTERIOR

Essa é uma atividade muito divertida e fácil de fazer em casa. Convide as crianças a criarem seus poemas e façam o Chá Literário da família!

Veja também