Uma biblioteca infantil no sertão da Paraíba!

By | Sem categoria | No Comments

No início desse mês o Pró-Saber SP embarcou rumo à uma missão muito especial!

A convite do Grupo Mulheres do Brasil, liderado por Luiza Helena Trajano, o Pró-Saber SP idealizou e montou uma biblioteca infantil no sertão da Paraíba, em Aparecida.

Foram 3 dias de muita mão-na-massa e apoio dos moradores, como o Marquinhos, que orientou a pintura das paredes.

Mão-na-massa!

Mão-na-massa!

A Biblioteca foi inaugurada com todo o grupo e as crianças já se apropriaram do espaço!

Os estagiários do Pró-Saber SP, Matheus e Gabriel, mencionaram 5 dicas muito importantes para que uma biblioteca seja bastante frequentada. E de biblioteca eles entendem!

1 – A Biblioteca não precisa ser luxuosa, mas precisa ser aconchegante e bonita. Paredes pintadas, almofadas coloridas e um tapete bem gostoso para sentar no chão. É importante que o local esteja sempre limpo. Livro empoeirado causa muito espirro!

2 – A Biblioteca precisa estar organizada, para que os livros sejam encontrados facilmente.

3 – Os funcionários precisam conhecer o acervo, para indicar livros  e conseguir encontrá-los. E um sorriso no rosto faz toda a diferença!

4 – Desburocratizar o cadastro: muitas vezes as crianças vão sozinhas à Biblioteca, pois os pais estão trabalhando. Facilitar o cadastro e acesso dos pequenos aumenta o interesse e frequência.

5 – E a dica final é: confie nos leitores! As crianças com o tempo passam a entender as regras da biblioteca, a questão de tempo de empréstimo e o cuidado com os livros. Tudo é uma questão de hábito. Confie nas crianças, que elas serão leitores de biblioteca exemplares!

A biblioteca infantil prontinha, e Gariel, Luiza e Matheus

A biblioteca infantil prontinha, e Gariel, Luiza e Matheus

Pró-Saber SP na Semana Mundial do Brincar 2016

By | Sem categoria | No Comments

A Semana Mundial do Brincar 2016, iniciativa da Aliança pela Infância, aconteceu entre os dias 22 a 28 de maio, e o Pró-Saber SP participou com o Pró Ler e Brincar na Praça.

Os alunos adolescentes, do projeto Pró-Comunidade, sob a coordenação da professora Fernanda Renner, listaram brincadeiras e organizaram as atividades que foram oferecidas na praça Moacyr Nicodemos, em Paraisópolis.

As brincadeiras foram pensadas com materiais simples e fáceis de serem transportados, como corda, bolinha de gude, amarelinha, campo minado, queimada israelense, e brincadeiras cantadas, guiadas pelo professor Paulo Gonçalves.

Mais de 60 crianças passaram pela praça e todos se divertiram muito.

Confira como foi esse dia!

 

Think Twice Brasil no Pró-Saber SP

By | Sem categoria | No Comments

O Pró-Saber SP recebeu a visita da dupla Gabi e Felipe, do Think Twice Brasil, que conversou com os adolescentes sobre a viagem por 40 países que eles realizaram, em busca de experiências de empatia.

A Gabi e o Felipe também visitaram os alunos da Escola Vera Cruz, parceira do Pró-Saber SP com o projeto Entrelaços, que une os adolescentes das duas instituições, em atividades sociais.

IMG_9117

Gabi e Felipe contam sobre a sua viagem por 40 países, aos alunos do Pró-Saber SP

– O que foi a experiência de empatia? Vocês continuaram a ideia depois de voltarem ao Brasil?
A Experiência de Empatia foi o primeiro projeto do Think Twice Brasil, que marcou a nossa transição de carreira para o setor social. A ideia era começar a mudança dentro de nós mesmos, percorrendo zonas remotas e de extrema vulnerabilidade e vivendo na pele os problemas que gostaríamos de resolver. Foi conhecendo organizações sociais e lideranças comunitárias que aprendemos muito sobre empreendedorismo e ativismo social e compartilhávamos esses experiências para que cada vez mais pessoas despertassem para buscar e honrar o seu papel no mundo. Desde o nosso retorno, em setembro de 2015, continuamos desenvolvendo novos projetos para o Think Twice Brasil, sempre com foco em dialogar sobre empatia, desigualdade social e de gênero, e nossa missão pessoal.

– Quais são os planos e projetos atuais do Think Twice Brasil?
Temos um programa que dialoga sobre empatia e função social, em que percorremos diferentes assuntos capazes de nos fazer refletir e sair da zona de conforto. Também criamos um programa chamado Mulheres pelo Mundo: Empoderamento Feminino e Transformação Social, em que discutimos a equidade de gênero a partir de histórias reais que conhecemos durante a Experiência de Empatia.

– Como vocês conheceram o Pró-Saber SP?
Eu, Gabi, tenho o privilégio de estudar com a Maria (fundadora e diretora do Pró-Saber SP) no Amani Institute e desde que ouvi sobre o Pró-Saber SP me encantei pela missão e me entusiasmei para conhecer e fazer parte de alguma forma.

IMG_9098

Bate-papo entre educadores, alunos do Pró-Saber SP e a dupla do Think Twice Brasil

– O que acharam da troca entre vocês, os alunos da Escola Vera Cruz e do Pró-Saber SP? Como vocês tem visto o engajamento social dos adolescentes hoje em dia?
Foi um dos encontramos mais especiais e motivadores que vivemos. Sentimos a verdade, a pureza e a lucidez dos jovens em cada comentário e nos olhares atentos e emocionados. Ficamos honrados em poder compartilhar com eles nossa caminhada e receber tanto conhecimento em troca. Vejo no Brasil um movimento crescente de engajamento político e social, em que os jovens estão se descobrindo como verdadeiros instrumentos de transformação. Espero que eles se engajem em impactar cada vez mais pessoas para se juntarem a nós nessa missão.

IMG-20160509-WA0005

Integração Think Twice Brasil, e alunos da Escola Vera Cruz e Pró-Saber SP

 

Quem tem medo do lobo mau?

By | Educação Integral, Sem categoria | No Comments

Untitled design (8)De Fevereiro a Abril desse ano, a atriz e contadora de histórias, Analu Lacombe, desenvolveu o projeto Quem tem medo do lobo mau? com as crianças do Pró-Saber SP, alunas da professora Cris Mendes e da professora Melissa, da EMEF Prof. Paulo Freire.

O resultado foi a criação e apresentação de uma história criada pelas crianças: Maria, Rafael e os Lobos, e uma história criada e contada por Analu. As crianças criaram toda a apresentação e fizeram um grande lobo, feito com a colagem de materiais diversos.

Confira o bate-papo que fizemos com a Analu Lacombe!

– Quais são os seus projetos atuais?

Estou com este projeto “Quem tem medo do Lobo mau” com incentivo do PROAC, edital de criação literária, para escrever uma história para crianças com esta personagem. A criação será feita a partir do material recolhido em encontros com 3 grupos de crianças de 3 instituições diferentes. Devo lançar o resultado na Flipinha em junho.
Vou estrear meu novo espetáculo em Agosto, desta vez para o público adulto A Cartomante, criado a partir do conto de mesmo nome de Machado de Assis.
Também lançarei um livro novo, que já está pronto, só falta ir para a gráfica. Uma nova parceria com Ivo Minkovicius, com quem já fiz o livro Pedalando, Pedalendo, Pedalindo.

Untitled design (3)

– Como foi o projeto desenvolvido com os educandos do Pró-Saber SP? Qual foi o motivo da escolha por lobos?

Escolhi o lobo por perceber que esta personagem é emblemática para as crianças . Eles temem e sentem atração por ele.Representa os medos, o lado sombrio, agressivo, devorador.
Achei que valia revisitar esta figura e encontrar outras maneiras de se relacionar com ela.

– Como você conheceu o Pró-Saber SP?

Conheço o Pró-Saber do Rio de Janeiro, onde minha mãe, psicopedagoga, fez vários projetos, inclusive a edição de um livro que fizemos juntas Acender um Fogo – O Jogo e o Teatro na Escola, que derivou numa exposição linda no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Assim conheci a Maria (fundadora do Pró-Saber SP). Quando ela começou o projeto em São Paulo acompanhei o processo e, sempre que possível, proponho parceria e os convido para meus espetáculos .

– Qual o papel da contação de histórias na formação das crianças?

Fundamental. As histórias propiciam o contato com um mundo simbólico riquíssimo que dá à criança suporte para lidar com o mundo real. Através das histórias podem elaborar seus medos, seus desejos e frustrações e viver experiências imaginárias que irão contribuir para se fortalecer para lidar com as experiências reais.
Além disso, propiciam o encontro das crianças com o livro e assim dar significado à árdua tarefa da alfabetização. O desejo pelas histórias cria o desejo pela leitura.

– Como o (a) professor (a) pode trabalhar a contação de histórias em sala de aula?

Esta é uma longa conversa. São infinitas as maneiras, mas o principal é proporcionar um ambiente agradável , prazeroso sem a preocupação em transmitir conteúdo e sim uma viagem imaginária divertida e empolgante.

– Quais recursos são interessantes para se utilizar durante a contação?

Podemos usar muitos recursos, mas nenhum é tão importante quanto a palavra, a história em si. Ela é a protagonista, nenhum objeto, música ou fantasia pode estar à frente da narrativa.

Untitled design (15)– Quais livros você recomendaria para que pais e professores desenvolvam a construção de histórias junto com as crianças?

Gramática da Fantasia, de Gianni Rodari. Um clássico que deve fazer parte da estante de pais e professores .
O meu livro Quanta História Numa História também traz o relato de algumas experiências que vivi criando histórias com crianças em hospitais e na AACD.

Pró-Saber SP na X Mostra Cultural de Paraisópolis

By | Notícias, Sem categoria | No Comments

Cartaz oficial da X Mostra Cultural de Paraisópolis

________________________________________________________________________________________

 

Autorretratos alunos Pró-Saber SP baseados em van Gogh, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral.

Autorretratos

No sábado, 19/09, aconteceu a X Mostra Cultural de Paraisópolis, realizada no CEU da comunidade, sob o tema “Paraisópolis, uma comunidade cidadã”, da qual o Pró-Saber SP participou com apresentações musicais do coral de alunos e da banda Tocando a Real, além de uma instalação com os trabalhos de autorretrato realizados pelos alunos das turmas da manhã.

A instalação de Autorretratos apresentou os trabalhos realizados pelas crianças da turma da manhã, baseados em obras de artistas plásticos como Tarsila do Amaral, van Gogh, Frida Kahlo, entre outros, que serviram como fonte de pesquisa para que os alunos criassem seus próprios autorretratos, explorando diferentes tipos de materiais.

Pela manhã, nosso Coral, formado por alunos entre 4 e 6 anos e regido pela professora de música Marili Macruz, encantou o público do anfiteatro do CEU Paraisópolis com as músicas como Cantar é Bom (Hélio Ziskind), Macaquinho Sai Daí (Bia Bedran), entre outras, que foram trabalhadas durante as aulas de música do Programa de Educação Integral do Pró-Saber SP.

No período da tarde, foi a vez da Banda Tocando a Real, dirigida pelo professor Blec Paulo, se apresentar no palco externo da

Banda Tocando a Real

Mostra, empolgando o público com sua energia e ritmo contagiante dos instrumentos de percussão, tocando suas leituras das músicas Meu Coração Bateu (Nação Estrela Brilhante), Vem Meu Amor (Edu Ribeiro) e Olhos Coloridos (Sandra de Sá), entre outras.

A Mostra Cultural de Paraisópolis acontece anualmente, desde 2006, no mês de setembro, reunindo pessoas e instituições ligadas à cultura e educação na comunidade.

Veja mais fotos do Pró-Saber SP na Mostra Cultural de Paraisópolis clicando aqui.

PROJETO RECREIO – Diário de bordo das crianças 26/06/2013

By | Notícias, Sem categoria | No Comments

  Hoje foi nosso ultimo dia do projeto recreio desse semestre. Não teve quadra por conta do ensaio para a festa junina que estava acontecendo e quem estava na quadra desceu para o patio e ajudou os outros monitores. Correu tudo bem, nosso dia foi tranquilo e não houve nenhuma confusão ou discussão.

Em fim nossos monitores tiverem que dar um ‘Adeus’ para os alunos. Estaremos em ferias, mais retornaremos em agosto com muito mais brincadeiras.

 

PROJETO RECREIO – Diário de Bordo das crianças 19/06/2013

By | Notícias, Sem categoria | No Comments

Hoje nosso dia foi um pouco agitado, na quadra tivemos as seguintes brincadeiras: ”Pega-Bola” e ”Queimada”, na ”Queimada” correu tudo bem, já no ”Pega-Bola” foi confuso, mas as crianças se divertiram.

No patio as brincadeiras ”Acerta-Tudo”, ”Tubarão”, ”Corda” e ”Elástico” foram  um sucesso, mas algumas crianças não ajudaram muito correndo pelo patio.

 

 

PROJETO RECREIO – Diário de bordo das crianças 13/06/2013

By | Notícias, Sem categoria | No Comments

Hoje tivemos as seguintes brincadeiras “Campo-minado”,  “Bomba”, “Bolão”, “Mine-batalha” e “Corda”.

Na brincadeira “Bomba” os monitores Rafinha e Grazi tentaram fazer a brincadeira, mas ao achar que as crianças não estavam se divertindo, eles fizeram a brincadeira “Queimada israelense” que foi um sucesso.

As brincadeiras “Campo-minado “, “Corda”, “Mine-batalha”, e “Bolão”, foram  os destaques do recreio de hoje.

PROJETO RECREIO – Diário de bordo das crianças 05/06/2013

By | Notícias, Sem categoria | No Comments

Na quarta-feira  não teve quadra pois havia aula de Educação Física. Descemos para o pátio,  aconteceram algumas brigas, pois as crianças estavam agitadas . Na brincadeira  ‘Bola-Trás’  tinha muitas crianças e como sempre no ‘Tubarão’ também. Nossa  monitora Grazielle tirou várias fotos.

Na sexta-feira muitos monitores faltaram então nos tivemos que improvisar. Reorganizamos nosso planejamento com novas propostas.

Chegando no Paulo Freire, fizemos as seguintes brincadeiras: ‘Bolão’, ‘Mini-Batalha’, ‘Elástico’, ‘Corda’, e ‘Volei’.

E apesar de o patio estar cheio e o grupo de monitores estar reduzido, foi tranquilo.

DOE AGORA

Se preferir, COLABORE através de DEPÓSITO na nossa CONTA CORRENTE

Razão Social: Instituto Pró Saber - Sp CNPJ: 27.320.967/0001-07
Agência: 9337
Conta Corrente: 11661-1