Pró Ler & Brincar

Sobre o programa Pró Ler & Brincar

O programa surgiu em 2016, mas nossa experiência com o brincar e a alfabetização vem de muito antes. Usamos o nosso saber para desenvolver estratégias onde as crianças têm a possibilidade de se alfabetizar a partir de um ambiente onde a leitura literária e o empréstimo de livros diários são eixos de trabalho.

Nosso objetivo é alfabetizar as crianças ao longo do período em que fazem parte do programa, que começa com a criança com 4 anos e fecha o ciclo com 7 anos, contribuindo para a educação infantil da comunidade.

Organizamos uma rotina diária, no contraturno escolar, onde ela brinca e faz atividades de leitura e de escrita. Isso sustenta o seu processo de compreensão da base alfabética.

Qual o público do programa?
Crianças de 4 a 7 anos residentes em Paraisópolis e que estejam matriculadas na escola.

Leitura

O Pró é composto por crianças, jovens, famílias e colaboradores, que cultivam uma cultura única, onde o cuidado mútuo, o ensino recíproco e o reconhecimento das potencialidades individuais são fundamentais. Esses princípios fundamentam a nossa metodologia.

Todos os dias lemos para as crianças que vão ao Pró, e todos os dias elas levam livros para ler em casa. A prática extrapola o espaço físico do Pró e dá a oportunidade da família descobrir o prazer de ler e de desenvolver o hábito da leitura.

Nessa relação afetiva e de vínculo, criam-se momentos de partilha em torno do livro e de tudo que é proporcionado enquanto experiência estética.

Nas rodas de leitura, a qualidade literária é requisito fundamental

Todo livro passa pelo planejamento criterioso dos educadores que, além de ler a obra antes, avaliam:

Pró Ler & Brincar
Pró Ler & Brincar

Alfabetização

A primeira palavra que aprendem a escrever é o próprio nome, pois tem a força de representar a si mesmas.

Ao aprenderem os nomes dos colegas e das letras do alfabeto, dos títulos de livros, convidamos as crianças a pensarem sobre a escrita. Assim, em nossa prática, elas avançam em seus saberes, sempre mediadas pela intervenção criteriosa dos professores.

O contexto do uso social e real da escrita está muito presente na nossa prática: escrever bilhetes, indicações de leituras, a letra de uma parlenda que acabamos de aprender.

Um convite à imaginação e criação do brincar espontâneo da criança.

A criança aprende brincando, porque brincar é uma condição natural de aprendizado, fortalecimento da autoestima e expressão cultural. Através do brincar, elas vivem experiências diversas que as ajudam no desenvolvimento e crescimento. Essa linguagem expressiva delas possibilita que se conheçam e o mundo ao redor, na oportunidade de aprender a se relacionar com o outro. E, claro, fonte de diversão!

livros lidos por ano, em média, por turma
0
crianças alfabetizadas na idade certa, em 2023.
0 %
crianças atendidas desde 2003
0

Projeto Despertar a Leitura por Meio do Desenvolvimento Integral

Valor: R$ 978.335,98
Segunda a Sexta-feira – 8h30 às 11h30 e 14h às 17h

Termo de fomento: processo TFM/044/2023/SMDHC/FUMCAD

Veja também

Quero apoiar o Pró

Contribua para que o Pró-Saber SP continue garantindo o direito de toda criança Ler & Brincar.

plugins premium WordPress