Logo Pró-Saber SP

Pró Jovens

Pró Jovens

Sobre o programa Pró Jovens

Esse programa surgiu a partir de outros dois que já estavam estabelecidos no Pró há mais de 10 anos. O Pró Jovens hoje está dividido em três módulos focados na formação humana, na capacitação dos jovens como mediadores de leitura e de brincadeiras e, por fim, na oportunidade de contratação desses jovens para levar essas experiências às escolas públicas parceiras dentro da comunidade.

Um dos principais problemas é a ausência de um espaço de aprendizado durante os períodos matutino e vespertino para os jovens, afinal existem apenas 5 escolas de ensino médio, sendo que 70% das vagas são distribuídas apenas em duas escolas estaduais, e 72% dessas vagas são no período noturno. No curto e médio prazo, estamos formando jovens mais bem preparados para a vida e o mercado de trabalho.

A longo prazo, nosso objetivo é reduzir a taxa de criminalidade entre os jovens, melhorar a qualidade de vida na comunidade, aumentar o percentual de jovens com ensino superior completo, garantir que mais crianças sejam alfabetizadas na idade certa e assegurar o direito das crianças de brincar, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Qual o público do programa Pró Jovens?
Adolescentes entre 14 e 19 anos, residentes em Paraisópolis e que estejam cursando o Ensino Médio.

Formação humana e 
mundo do trabalho

A primeira parte da formação é focada na exploração das suas relações consigo mesmos, com os outros e com o mundo. Na prática, isso significa que ele aprende a estar em grupo, a falar e ser ouvido e a receber avaliações que o desafie a evoluir em seu trabalho.

Ao término desse módulo, almejamos que os jovens obtenham um conhecimento mais profundo sobre si mesmos, fortalecendo assim suas escolhas e experiências futuras.

Já na segunda parte, concentramos-nos no desenvolvimento de habilidades para que os jovens possam mediar atividades de leitura e brincadeiras com crianças. Ao final desta etapa, esperamos que tenham adquirido as competências necessárias para desempenhar esse papel mediador de forma eficaz.

Ao término dos 2 módulos, o jovem é convidado a olhar para si e reconhecer-se como sujeito enquanto está também na relação com o outro, além de ampliar as perspectivas em relação ao mercado de trabalho.

Pró Jovens na escola
Pró Jovens na escola

Pró Jovens nas Escolas

Sempre tivemos vontade de ampliar nossa prática de leitura e brincadeira em outros espaços do território.
Por isso, no módulo 3 – Pró Jovens nas Escolas – nós unimos os saberes dos jovens e o desejo de partilhar a nossa prática com a demanda das escolas em oferecer às crianças um espaço onde o brincar fosse cuidado como um direito.

Quando esses jovens atuam em escolas públicas parceiras, impactamos diretamente o desejo das crianças pela leitura, além de enriquecer suas experiências de brincadeira e melhorar suas habilidades de comunicação.

O programa dá ao jovem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho melhor formado em desenvolvimento pessoal e interpessoal. Ao mesmo tempo em que é convidado a olhar para si e se reconhecer como sujeito, faz isso o tempo todo na relação com o outro.

Na prática, esse jovem aprende a estar em grupo, a falar, ser ouvido e receber avaliações que os desafiem a evoluir no seu trabalho. Por fim, empregar esse jovem, permite que ele tenha condição e tranquilidade para realizar seus sonhos estudantis ou profissionais.

+ 0
jovens atendidos desde 2010
0 %
é a frequência dos jovens nas aulas
+ 0
crianças atendidas no Pró Jovens desde 2003

Veja também

Quero apoiar o Pró

Contribua para que o Pró-Saber SP continue garantindo o direito de toda criança Ler & Brincar.