{"id":5994,"date":"2024-04-15T19:56:46","date_gmt":"2024-04-15T22:56:46","guid":{"rendered":"https:\/\/prosabersp.org.br\/?p=5994"},"modified":"2024-04-15T19:56:49","modified_gmt":"2024-04-15T22:56:49","slug":"blog-afinal-o-que-e-ser-inteligente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/prosabersp.org.br\/blog-afinal-o-que-e-ser-inteligente\/","title":{"rendered":"Afinal, o que \u00e9 ser inteligente?"},"content":{"rendered":"\n

No Pr\u00f3 Jovens, o m\u00f3dulo 1 foca na forma\u00e7\u00e3o humana e protagonismo juvenil. Uma das aulas do programa \u00e9 Mundo do Trabalho, na qual [descri\u00e7\u00e3o da aula].<\/p>\n\n\n\n

Fizemos uma atividade a partir do Circuito de Intelig\u00eancias M\u00faltiplas<\/strong>, baseado nos conceitos de Gardner. O objetivo era que os jovens refletissem e criassem repert\u00f3rio de forma pr\u00e1tica em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s suas habilidades, dificuldades e potencialidades.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n
\n

<\/p>\nAo indag\u00e1-los sobre o que \u00e9 ser inteligente<\/strong>, a resposta foi quase un\u00e2nime: tirar notas boas na escola. <\/cite><\/blockquote>\n\n\n\n

\n

Ap\u00f3s apresentar v\u00e1rios significados para a palavra, pude observar os alunos da manh\u00e3 animados ao perceberam que eram inteligentes sim, pois tinham capacidade de entender conceitos, aprender e resolver problemas. Explicando cada uma das intelig\u00eancias eles foram pontuando quais eles viam neles e em seus colegas. Foi explicado que todos possuem todas as intelig\u00eancias, mas algumas eram mais desenvolvidas do que outras.<\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n

Eles descobriram que h\u00e1 v\u00e1rias formas de ser inteligente atrav\u00e9s das nossas 6 esta\u00e7\u00f5es: <\/p>\n\n\n\n

    \n
  1. Intelig\u00eancia Lingu\u00edstica<\/strong> com os jogos Batalhas de Letras (fala) e Scrabble Junior (escrita).<\/li>\n\n\n\n
  2. Intelig\u00eancia L\u00f3gico-Matem\u00e1tica<\/strong> com o Jogo Sudoku.<\/li>\n\n\n\n
  3. Intelig\u00eancia Viso-Espacial<\/strong> com jogos de quebra-cabe\u00e7a<\/li>\n\n\n\n
  4. Intelig\u00eancia Cinest\u00e9sica<\/strong> (voltada para o uso do corpo) com um desafio de atividades f\u00edsicas direcionadas pelo professor Gabriel.<\/li>\n\n\n\n
  5. Intelig\u00eancia Musical:<\/strong> foram disponibilizados v\u00e1rios instrumentos musicais e o desafio deles era fazer m\u00fasica. Os mediadores do M\u00f3dulo 3 ficaram supervisionando esta esta\u00e7\u00e3o, inclusive auxiliando os jovens a nomear os instrumentos e mostrando como funcionavam.<\/li>\n\n\n\n
  6. Intelig\u00eancia Intrapessoal: <\/strong>fizemos um espa\u00e7o de medita\u00e7\u00e3o na sala da coordena\u00e7\u00e3o e ao som de uma m\u00fasica ambiente relaxante os jovens foram desafiados a terem um momento para se conectarem com eles mesmos.<\/li>\n<\/ol>\n\n\n\n

    Finalizamos o circuito contemplando o restante das intelig\u00eancias, com uma Roda de Conversa sobre o meio ambiente com a leitura do livro A \u00c1rvore Generosa, <\/strong>de Shel Silverstein, na Intelig\u00eancia Naturalista e, para a Intelig\u00eancia Existencial utilizamos um jogo de cartas de perguntas como “Qual \u00e9 o sentido da Vida?”, “Para que serve a Arte?” dentre outras.<\/p>\n\n\n\n

    \"\"<\/figure>\n\n\n\n

    Os jovens se mostraram bastante empenhados nas atividades do circuito. Mesmo em atividades que eles sentiram mais dificuldade ou n\u00e3o conheciam, eles se desafiaram a experimentar.<\/p>\n\n\n\n

    Percebi que alguns tiveram um bloqueio inicial em rela\u00e7\u00e3o ao jogo Sudoku por envolver n\u00fameros dizendo “n\u00e3o sou bom\/boa em Matem\u00e1tica”. Ao esclarecer que \u00e9 sobre racioc\u00ednio l\u00f3gico, eles se abriram ao desafio e tentaram entender melhor o jogo.<\/p>\n\n\n\n

    Foi bom observar que os jovens se identificaram com intelig\u00eancias diversas, principalmente as que n\u00e3o acreditavam possuir. Ao discutirmos a Intelig\u00eancia Existencial, muitos gostaram de conversar sobre essas quest\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

    Aprendemos juntos que existem v\u00e1rias maneiras de explorar as intelig\u00eancias, entendendo que algumas podem ser mais desafiadoras do que outras, mas n\u00e3o significa que n\u00e3o somos capazes.<\/mark><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

    Precisamos apresentar aos jovens as intelig\u00eancias m\u00faltiplas e ampliar a percep\u00e7\u00e3o de suas habilidades dentro de um conceito t\u00e3o amplo.<\/p>\n","protected":false},"author":20,"featured_media":6000,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[53],"tags":[16,502,500,144],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5994"}],"collection":[{"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/20"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=5994"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5994\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5997,"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5994\/revisions\/5997"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/6000"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=5994"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=5994"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/prosabersp.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=5994"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}