Uma mulher com grandes sonhos: conheça a trajetória de Betânia

Hoje na sexta de história, iremos conhecer a Bethânia, secretária do Pró-Saber.

Betânia cresceu no Paraisópolis e conheceu o Pró-Saber SP em 2010, como mãe do Gabriel que foi um dos alunos do pró até o respectivo ano.

Ela conta que seu filho entrou sem saber ler nem escrever e tinha o comportamento um pouco tímido e distante.

“Gabriel não sabia ler, eu fiquei três anos desempregada e ele ficava comigo, ele entrou no pró ‘cru’ porque não frequentava a escola e só sabia o que eu ensinava para ele. Aqui no Pro-Saber  SP, ele aprendeu a ouvir e a ter mais paciência. (…) Ele saiu daqui lendo e escrevendo, tanto que as escolas queriam que ele pulasse de série mas ele não podia por conta da idade. ”

Betânia começou a fazer parte da equipe do Pró-Saber SP há 7 anos e, atualmente exerce na área de atendimento como secretária.

“Entrei sem muitos conhecimentos, fui aprendendo aos poucos com uma ajuda aqui, uma ajuda lá. Aqui no Pró-Saber SP tem uma equipe maravilhosa, na qual eu sempre posso contar com eles pois eles estão sempre dispostos a ajudar e a ensinar. Então eu não tive dificuldade nenhuma para aprender e exercer meu trabalho”.

“Pretendo que esses dias sejam cada vez maior porque eu gosto muito de trabalhar aqui. ”

Betânia Lopes

Veja mais

Se o título te chamou atenção, te convido a continuar lendo para ver que, se a gente se mexer, isso pode se tornar real.
No Instituto Pró-Saber SP, trabalhamos questões de raça, gênero e classe social de forma significativa com os jovens, incentivando reflexões profundas e promovendo diálogos que ampliam a inclusão e a representatividade.
O Slam do Pró-Saber SP fortalece a juventude de Paraisópolis ao criar um espaço de liberdade e conexão, onde a palavra vira ferramenta de expressão e transformação.
Ao compartilhar experiências, profissionais de diferentes áreas mostram que os caminhos normalmente não são lineares.
Chega de expectativa, acompanhe a emocionante jornada de Duda, uma jovem corinthiana que, realizou o sonho de entrevistar seu ídolo.
Apesar de toda a potência industrial do gênero, ainda existe muito preconceito em torno dele – e com quem está inserido no mundo do funk.
plugins premium WordPress