Logo Pró-Saber SP

Transformando o Brasil em um país de leitores

E se para ter sucesso nesse processo for preciso superpoderes, nós temos o principal: ensinar a ler.
Crowdfunding Ensinar a Ler superpoder linkedin blog

“São vário superpoderes que a gente quer ter, mas nosso objetivo é que todos saiam daqui alfabetizados”. Esse relato de Monica Viegas, educadora do Pró Ler & Brincar, sintetiza nossas crenças e práticas. 

Lançamos recentemente uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) e sob o mote “Ensinar a ler é nosso superpoder”, conseguimos traduzir um pouco do que somos, pois, aqui no Pró, tudo e todos giram em torno da formação de leitores.  

E temos um orgulho imenso sempre que dizemos que aqui no Pró as crianças leem mais do que em países desenvolvidos*.  

Porém, a realidade que se mostra é que a pandemia do Covid-19 deixou marcas profundas na educação e o déficit na alfabetização aumentou muito nos últimos anos.  

De acordo com dados do PNAD Contínua, o número de crianças de 6 a 7 anos que não sabem ler e escrever no Brasil subiu 66,3% de 2019 para 2021. A pesquisa também revelou o crescimento da desigualdade. Entre as crianças mais pobres, o percentual das crianças que não sabiam ler e escrever aumentou de 33,6% para 51%.  

A Base Nacional Comum Curricular, reitera que a leitura é fundamental no processo de alfabetização. E, em todo o país, existem organizações que dão a oportunidade para que todas as crianças tenham acesso à leitura, por meio de projetos e bibliotecas.  

E, claro que um deles é aqui no Pró, na nossa biblioteca. A mais linda do mundo. 

Por isso, fica aqui o convite para conhecer melhor nosso trabalho e nos ajudar a ampliar o atendimento da nossa biblioteca em 2023, pois para transformar o Brasil em um país de leitores, contamos também com o seu superpoder: doar. 

E como diria Mario Quintana, “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” 

*Retratos da Leitura no Brasil, Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural (2019/2020)

Veja também