Think Twice Brasil no Pró-Saber SP

O Pró-Saber SP recebeu a visita da dupla Gabi e Felipe, do Think Twice Brasil, que conversou com os adolescentes sobre a viagem por 40 países que eles realizaram, em busca de experiências de empatia.

A Gabi e o Felipe também visitaram os alunos da Escola Vera Cruz, parceira do Pró-Saber SP com o projeto Entrelaços, que une os adolescentes das duas instituições, em atividades sociais.

IMG_9117
Gabi e Felipe contam sobre a sua viagem por 40 países, aos alunos do Pró-Saber SP

– O que foi a experiência de empatia? Vocês continuaram a ideia depois de voltarem ao Brasil?
A Experiência de Empatia foi o primeiro projeto do Think Twice Brasil, que marcou a nossa transição de carreira para o setor social. A ideia era começar a mudança dentro de nós mesmos, percorrendo zonas remotas e de extrema vulnerabilidade e vivendo na pele os problemas que gostaríamos de resolver. Foi conhecendo organizações sociais e lideranças comunitárias que aprendemos muito sobre empreendedorismo e ativismo social e compartilhávamos esses experiências para que cada vez mais pessoas despertassem para buscar e honrar o seu papel no mundo. Desde o nosso retorno, em setembro de 2015, continuamos desenvolvendo novos projetos para o Think Twice Brasil, sempre com foco em dialogar sobre empatia, desigualdade social e de gênero, e nossa missão pessoal.

– Quais são os planos e projetos atuais do Think Twice Brasil?
Temos um programa que dialoga sobre empatia e função social, em que percorremos diferentes assuntos capazes de nos fazer refletir e sair da zona de conforto. Também criamos um programa chamado Mulheres pelo Mundo: Empoderamento Feminino e Transformação Social, em que discutimos a equidade de gênero a partir de histórias reais que conhecemos durante a Experiência de Empatia.

– Como vocês conheceram o Pró-Saber SP?
Eu, Gabi, tenho o privilégio de estudar com a Maria (fundadora e diretora do Pró-Saber SP) no Amani Institute e desde que ouvi sobre o Pró-Saber SP me encantei pela missão e me entusiasmei para conhecer e fazer parte de alguma forma.

IMG_9098
Bate-papo entre educadores, alunos do Pró-Saber SP e a dupla do Think Twice Brasil

– O que acharam da troca entre vocês, os alunos da Escola Vera Cruz e do Pró-Saber SP? Como vocês tem visto o engajamento social dos adolescentes hoje em dia?
Foi um dos encontramos mais especiais e motivadores que vivemos. Sentimos a verdade, a pureza e a lucidez dos jovens em cada comentário e nos olhares atentos e emocionados. Ficamos honrados em poder compartilhar com eles nossa caminhada e receber tanto conhecimento em troca. Vejo no Brasil um movimento crescente de engajamento político e social, em que os jovens estão se descobrindo como verdadeiros instrumentos de transformação. Espero que eles se engajem em impactar cada vez mais pessoas para se juntarem a nós nessa missão.

IMG-20160509-WA0005
Integração Think Twice Brasil, e alunos da Escola Vera Cruz e Pró-Saber SP

 

Veja mais

Se o título te chamou atenção, te convido a continuar lendo para ver que, se a gente se mexer, isso pode se tornar real.
A importância de espaços de leitura e lazer na maior comunidade de São Paulo, onde livros, cultura e afeto transformam vidas desde a infância até a juventude.
Como as favelas e quilombos se conectam na história e na resistência? No Pró-Saber SP, crianças do programa Ler & Brincar descobriram essas conexões por meio de atividades que transformam olhares e reforçam o orgulho de suas raízes.
No Instituto Pró-Saber SP, trabalhamos questões de raça, gênero e classe social de forma significativa com os jovens, incentivando reflexões profundas e promovendo diálogos que ampliam a inclusão e a representatividade.
O Slam do Pró-Saber SP fortalece a juventude de Paraisópolis ao criar um espaço de liberdade e conexão, onde a palavra vira ferramenta de expressão e transformação.
Ao compartilhar experiências, profissionais de diferentes áreas mostram que os caminhos normalmente não são lineares.