A turma da professora Cris, o grupo Borboleta foi ao Mercado do Louro dentro da comunidade de Paraisópolis para fazer uma pesquisa sobre supermercados.
As crianças levaram prancheta para fazerem as anotações de suas descobertas.
Entrevistaram o dono do mercado, observaram a organização dos produtos, pesquisaram preços , entrevistaram funcionários.
No final cada criança ganhou R$ 2,00 para gastar no que quisesse. Foi preciso fazer escolhas e muitas contas.
Alguns levaram um só biscoito de R$1,99. Outros perceberam que poderiam comprar vários produtos mais  baratos.
Foi maravilhoso ver escrito suas anotações da pesquisa.

Poucos alfabéticos e muitos escrevendo com hipóteses mais iniciais mas todos  com muito desejo de deixar registrado o que aprenderam

Veja mais

Se o título te chamou atenção, te convido a continuar lendo para ver que, se a gente se mexer, isso pode se tornar real.
A importância de espaços de leitura e lazer na maior comunidade de São Paulo, onde livros, cultura e afeto transformam vidas desde a infância até a juventude.
Como as favelas e quilombos se conectam na história e na resistência? No Pró-Saber SP, crianças do programa Ler & Brincar descobriram essas conexões por meio de atividades que transformam olhares e reforçam o orgulho de suas raízes.
No Instituto Pró-Saber SP, trabalhamos questões de raça, gênero e classe social de forma significativa com os jovens, incentivando reflexões profundas e promovendo diálogos que ampliam a inclusão e a representatividade.
O Slam do Pró-Saber SP fortalece a juventude de Paraisópolis ao criar um espaço de liberdade e conexão, onde a palavra vira ferramenta de expressão e transformação.
Ao compartilhar experiências, profissionais de diferentes áreas mostram que os caminhos normalmente não são lineares.