Logo Pró-Saber SP

Hoje iremos contar um pouquinho da história do Rafael, aluno e estagiário aqui do Pró-Saber SP.

O Rafa entrou no Pró-Saber SP não como aluno, mas como voluntário. Aos 12 anos já queria ajudar.

Sua mãe, Daniela, trabalhava no Pró-Saber SP como ajudante de cozinha e o Rafa não queria ficar em casa sem fazer nada depois da escola, então começou a ajudar na Biblioteca, cuidando dos livros.

Em pouco tempo, tornou-se aluno no programa Espaço de Protagonismo Social, participando de todas as aulas e atividades. Aprendeu a tocar diversos instrumentos musicais nas oficinas de percussão e fez parte da primeira turma do Projeto Recreio, que desenvolve  os adolescentes para serem atuantes nos recreios em escolas, criando brincadeiras e mediando conflitos.

Em 2015, tornou-se estagiário auxiliando as professoras dentro e fora da sala.

10245331_297895087033190_6537273987639425034_n

No meio do ano passado, o Rafa fez um intercâmbio pelo CISV, com a ajuda de um apoiador que notou sua garra e vontade de aprender, e passou um mês na Espanha junto com outros jovens.

 

rafa amigos

Outras oportunidades também surgiram, como o convite para participar do Lab de Transformação, o primeiro acampamento de empreendedorismo social do Brasil, desenvolvido pela Mara Mourão, diretora do documentário Quem se Importa.

No final do ano passado, junto com a voluntária Manoela Moreira, seu irmão Gabriel e o amigo Matheus, criou o projeto ParaColeta, uma oficina para ensinar os jovens sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem, e também a criarem as suas próprias lixeiras divertidas, utilizando pneus usados.

11987076_903075486445824_7062754204043652247_n

No início de 2016, o Rafa decidiu se matricular em um cursinho popular para ir atrás do seu sonho de cursar uma universidade. Muitas dúvidas surgiram no caminho, como por exemplo, qual curso fazer? Inspirado por sua trajetória, decidiu prestar vestibular para Pedagogia e há pouco tempo veio a notícia boa: o Rafa agora é universitário!

Pedimos para que o Rafa deixasse algumas palavras para os jovens que, como ele, também querem trilhar um caminho de oportunidades:

  1. Procure apoio: “Acredito que sem o Pró-Saber SP teria sido tudo mais difícil. Sempre tive apoio aqui e encontrei pessoas dispostas a me orientar e me apoiar”.
  2. “Sempre procure fazer o seu melhor, para você e para os outros, que a ajuda vem. Gosto muito do conceito UBUNTU, que vem da filosofia africana: Eu sou, porque NÓS somos.”

O Rafa disse que agora pretende se dedicar a faculdade, viajar com o CISV, manter os laços com o Pró-Saber SP e, no futuro, voltar como professor:

“O Pró-Saber SP me ensinou a ter respeito, olhar para o outro com um olhar mais afetivo. Quero ensinar o que aprendi aqui”.

Parabéns, Rafa! Estamos todos muito orgulhosos da sua nova etapa!

 

Veja também

Foto de crianças e voluntários (adultos) na praia, com o texto "Notícias"