Logo Pró-Saber SP

Quando livros infantis não são apenas para crianças

Que a gente nunca perca a capacidade de decifrar bilhetes e histórias no mundo.
Gabriela Kimura Livro Pote Vazio Criança Leitura

O lagrupo esdrela
queremoidica
O livo
O pote vazio
beijo grpo
panda (ou panada?)

Olhei, olhei e não entendi nada! Parecia uma escrita de criança, fato, mas o que mais?

Meu olhar foi direcionado imediatamente para uma palavra-chave: o pote vazio. Nessa leitura ocidental da-esquerda-para-a-direita e dinâmica, entendi que era sobre esse tal livro, O Pote Vazio. Então, quer dizer que “o livo” é, na verdade, o livro. O livro O Pote Vazio. Assim como escrevi, assim entendi.

O restante foi um gostoso jogo de adivinhação, como um quebra-cabeças que vai se encaixando até fazer sentido – e se as frases não estiverem seguindo a nossa lógica-adulta-racional-institucionalizada?

Esdrela parece com estrela… Então é o Grupo Estrela. As primeiras palavras estão divididas de outro jeito silábico: Olá, grupo estrela!

Queremoidica poderia ser “queremos dica”? Mas que dica eles quereriam? Se tem um nome de um livro, então talvez… Seja “queremos indicar”!

Uma letrinha a menos ali em grupo não faz diferença, entendi toda a mensagem:

“Olá, grupo Estrela.
Queremos indicar o livro “O Pote Vazio”
Beijo
grupo Panda.”

Agora fiquei curiosa pra saber qual é o livro indicado – e por quê a escolha. Depois de assistir à história contada, no canal da Fafá Conta (ótimo, aliás), achei tão bonito.

Enquanto somos crianças, as percepções se dão através de experiências empíricas com leituras, brincadeiras, trocas, afeto, familiaridade e amizade. Uma vez adultos, algo se perde no meio do caminho e deixamos de perceber as delicadezas de histórias como a d’O Pote Vazio.

A sinopse diz que é uma fábula antiga sobre a honestidade recompensada. Quando ouvi a história, pensei imediatamente na beleza da frase “eu fiz o melhor que pude”. Quantas vezes somos atravessados por sentimentos de impotência, fracasso, frustração, decepção e tantos outros “ãos”? Desses atravessamentos, em quantos lembramos que estamos fazendo nosso melhor?

A honestidade pode ter sido recompensada pelo Imperador, mas eu fui recompensada com um lembrete de que, mesmo regando dia após dia, nem todas as sementes florescerão. E um pote vazio ainda é o melhor que pude fazer.

Obrigada, grupo Panda! <3

Veja também

Foto de crianças e voluntários (adultos) na praia, com o texto "Notícias"