Pró-Saber SP lança Manifesto Pró Ler e Brincar

No dia 18/05, Dia Mundial do Aprender Brincando, o Pró-Saber SP lança o Manifesto Pró Ler e Brincar, sobre a garantia de direitos das crianças.

Nós somos movidos pela certeza de que a leitura e a brincadeira tornam os seres humanos mais felizes.

Acreditamos que histórias lidas diariamente fazem com que as crianças elaborem o mundo em que vivem.

Temos a convicção de que isso encharca a infância de palavras, poesias, viagens, encontros, espantos, alegrias e muitas possibilidades!

O mundo se torna um lugar mais um humano quando todas as crianças têm a oportunidade de brincar livremente e de forma segura.

Traduzimos isso em nosso fazer, possibilitando que as crianças sejam construtoras de cidades, castelos de areia, cozinheiros de comidas deliciosas, brincando generosamente uns com os outros.

Acreditamos que entre leituras e brincadeiras, as crianças desenvolvem a escuta ativa, o brincar junto, a compreensão do mundo  e, sobretudo, compartilham a alegria do bem viver.

https://youtu.be/iuWli8Up_TQ

Veja mais

Se o título te chamou atenção, te convido a continuar lendo para ver que, se a gente se mexer, isso pode se tornar real.
Como um programa de incentivo à leitura gerou mudanças significativas na vida de uma criança e seus pais.
Entre os colaboradores do Pró, 87,5% são mulheres, e elas desempenham um papel fundamental na gestão da organização.
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, projetos sociais e educadores populares têm sido essenciais para resgatar crianças do apagão educacional. É fundamental que a educação pública se inspire nessas práticas para transformar a realidade das crianças e adolescentes.
A importância de espaços de leitura e lazer na maior comunidade de São Paulo, onde livros, cultura e afeto transformam vidas desde a infância até a juventude.
Como as favelas e quilombos se conectam na história e na resistência? No Pró-Saber SP, crianças do programa Ler & Brincar descobriram essas conexões por meio de atividades que transformam olhares e reforçam o orgulho de suas raízes.