Logo Pró-Saber SP

A história de hoje é da Julia. Ela é de Minas Gerais, já viajou bastante pelo mundo e veio aterrissar em São Paulo para fazer o curso de gestão em inovação social do Amani Institute. Passou um semestre como aprendiz no Pró-Saber SP e conta, neste texto, como foi a sua experiência.

Nos último 4 meses eu tive a oportunidade, privilégio e sorte de passar a maioria dos meus dias dentro do Pró-Saber SP aprendendo e me inspirando pelos projetos realizados aqui dentro. Um mistura inicial entre ansiedade e animação tomaram conta dos dias que antecederam o início deste ciclo. Muito além de ser motivada pela oportunidade de trabalhar dentro de Paraisópolis, Maria foi a grande inspiradora para eu embarcar nesta aventura. Durante nossa primeira conversa por Skype sua energia, propósito e alegria me cativaram e deram a certeza que eu estava escolhendo uma experiência única.

Eu não quero falar propriamente da minha experiência, mas sim destacar a Paraisópolis que eu conheci através do Pró-Saber. A Paraisópolis da Maria, da Marcia, da Cris (todas), da Fe, da Nat, da Ge, da Lia, da Ro, da Be, da Lu, da Ka, do Luiz, Gabriel e Mateus, das crianças e e de todos os adolescentes que aqui vem todos os dias com sorrisos para distribuir e energia para aprender. Uma Paraisópolis cheia de amor, sonhos, risadas e oportunidades. A Paraisópolis do Pró-Saber SP.

A primeira impressão do Pró-Saber SP é tímida, acredito que a maioria das pessoas que passa por aqui e vê de fora apenas uma portinha azul, não imagina tudo que é realizado dentro, mas basta entrar, para conhecer um mundo mágico, inspirador e alucinante criado pela Maria e por todos que trabalham aqui. Você se sente abraçada no minuto que atravessa esta porta, e no meio de brincadeiras, leituras, risadas, gritaria e fantasia, você entende que está diante de um projeto verdadeiramente especial.

Acho que sempre que pensamos em Favelas, imaginamos violência, tráfico, desigualdade, falta de oportunidades. Sentimentos negativos sempre são os primeiros trazidos a tona. E apesar de não ter chegado com esses pensamentos, a cara de espanto da maioria das pessoas que descobriam que eu agora trabalhava aqui demonstravam esses pensamentos através de perguntas como “Nossa, mas você não sente medo? Não é perigoso?. Minha resposta nunca mudou. Nunca existiu medo. E talvez esteja aí minha grande lição. Precisamos quebrar as barreiras invisíveis que estamos sempre colocando em nossas vidas. É ai que a desigualdade começa e aumenta o preconceito enraizado em nossa cultura e pré-concepção. Paraisópolis como qualquer lugar possui seus desafios e dificuldades, mas possui pessoas inspiradoras, dedicadas, atenciosas e motivadas a fazer diferente e a impactar positivamente a vida de pessoas.

Aqui não se ensina apenas a leitura. Empatia, respeito e diversidade são cultivados diariamente, e juntos aprendemos com as crianças, adolescentes e sempre com os livros.

Tomada por um sentimento de gratidão, eu só tenho a agradecer por ter conhecido a Paraisópolis que muitos desconhecem e que hoje eu te convido a conhecer. Você irá se surpreender.

Muito obrigada Pró-Saber SP.

Veja também