Logo Pró-Saber SP

Planejamento estratégico do futuro próximo

Com quase 20 anos de existência, nada mais estratégico do que fazer perguntas acerca da nossa identidade. Como planejar o futuro sem ter clareza de onde nossos pés pisam?
Planejamento Futuro Pró ONG Paraisopolis

Nascemos em Paraisópolis, com o propósito de preencher uma lacuna causada pela ausência de educação infantil na comunidade, mas, na nossa trajetória, aprendemos a olhar as necessidades ao nosso redor e as tendências, com isso aprendemos e experimentamos o novo. Dessa forma, posso dizer que hoje, nossos programas possuem o propósito e formar leitores.

De uma organização que nasceu com apenas um funcionário e hoje somos mais de 50, aprendemos a nos organizar criando processos, estabelecendo metas com indicadores e reformulamos nossa governança. Nos tornamos mais sustentáveis, incorporando tudo que aprendemos nas consultorias e programas de gestão que participamos e mesmo conhecendo o que tornam as empresas mais sadias, fortes e longevas, ainda sofremos  as dores de se correr atrás de parceiros todos os anos.

No entanto, nenhuma destas práticas agregaria valor ao nosso cotidiano se não renovássemos diariamente os votos de quem somos, para quem trabalhamos e porque existimos. Não somos empresa, não fazemos parte do governo. Somos sim parte da sociedade civil, indignada e que não se acostuma com injustiça. Somos agentes de transformação e nos viramos nos 30 para que cada criança, cada jovem, cada família, cada colaborador que recebemos diariamente experimentem ser reconhecidos na sua humanidade. 

Somos gente e trabalhamos para gente. Por isso e para isso somos Pró.

Pensar e planejar o nosso futuro passa pela renovação dos nossos votos de que aqui, quando se passa pela porta azul, julgamentos e preconceitos ficam para trás. Aqui nosso olhar vai de encontro ao Outro e por meio dessa relação de reconhecimento humano mútuo, ensinamos a ler, despertamos a paixão pela leitura, engajamos os jovens no desenvolvimento dos seus projetos de vida e de liderança dentro da comunidade. Fazemos tudo isso com muito rigor, exigência, amorosidade e entrega. Madalena Freire nos ensina isso.

Ancorados nessa premissa, nossa equipe sonhou e planejou os nossos próximos 3 anos.

Queremos ampliar nosso atendimento às crianças que estão em fase de alfabetização e que ainda sentem o impacto de terem ficado longe da escola na pandemia. 

Queremos ampliar a atuação dos Jovens que formamos, aumentando nossa presença nos recreios das escolas da comunidade. Acreditamos que os recreios se tornam um ambiente mais saudável quando há a mediação da leitura e de diferentes brincadeiras. 

Por fim, sonhamos que a nossa Biblioteca leve seus livros para as crianças e famílias que moram longe de nós. Queremos que a leitura encharque a vida de todos, com a possibilidade de novos futuros.

Os sonhos já estão planejados, as metas já estão nas nossas paredes. Mas nenhum deles é tão prioritário quanto, diariamente no aqui e no agora, reconhecer a grandeza da vida e a individualidade de cada um que faz parte da comunidade do Pró. 

Esse é o nosso grande planejamento estratégico.
Não transformar gente em dados. 

Veja também