Acontece no Pró
Arquivos: Metodologias

O que é um Chá Literário e como fazemos

*Texto escrito pela Coordenadora Pedagógica Fernanda Renner Assim descobrimos que quase todas as nossas crianças, de 4º e 5º anos na época, não conseguiam ler pequenos textos. Elas faziam a leitura “palavra a palavra” ou até mesmo “sílaba a sílaba”, o que as impedia de compreender o que liam. Já tinham a compreensão da base […]

Continue lendo

O que é sondagem?

*Texto escrito pela Coordenadora Pedagógica Fernanda Renner Você sabe o que é sondagem? Para que serve e como fazer? Sondagem inicial é o nome que damos a uma atividade realizada com as crianças no começo do ano (e ao longo dele) para descobrir qual é o estágio de cada uma em relação à escrita. Através […]

Continue lendo

A importância da roda de chamada

*Texto escrito pela coordenadora pedagógica Fernanda Renner No Pró-Saber SP temos uma linda história com o nome de cada um. Sempre chamamos pelo nome as pessoas que passam pelo nosso espaço. As crianças têm nome. Os pais têm nome. Cada mãe tem o seu nome na ponta da língua de todos, da pessoa que abre […]

Continue lendo

Rotinas de Sala de Aula

*O texto foi escrito pela Coordenadora Pedagógica Fernanda Renner Falar em rotina no Pró-Saber SP é sinônimo de planejamento e de organização de tempo e espaço. Para nós ela é essencial, por isso estruturamos o trabalho a partir de uma rotina bem definida, mas que também está aberta a ajustes e adaptações. Do ponto de […]

Continue lendo

Indicação Literária

*Texto escrito pela Coordenadora Pedagógica Fernanda Renner No Instituto Pró-Saber SP, uma das atividades que mais envolvem as crianças é a indicação literária. Ela acontece em todos os grupos e de duas formas: a oral, nas rodas diárias, e a escrita, quando o professor escreve com as crianças. Cada qual tem o seu valor e […]

Continue lendo

© 2019 Pró-Saber Todos os direitos reservados. design: thaisvilanova