Acontece no Pró
Arquivos: Metodologias

Reuniões pedagógicas com as famílias

*Texto escrito pela coordenadora Pedagógica Fernanda Renner Quem tem filhos na escola já deve ter vivenciado alguma experiência com reuniões pedagógicas. Quando somos chamados para um encontro como esse, muitas imagens vêm à nossa cabeça. E é provável que a primeira delas seja a sala cheia de pais que ouvem o professor falar sobre o […]

Continue lendo

O que é um Chá Literário e como fazemos

*Texto escrito pela Coordenadora Pedagógica Fernanda Renner Assim descobrimos que quase todas as nossas crianças, de 4º e 5º anos na época, não conseguiam ler pequenos textos. Elas faziam a leitura “palavra a palavra” ou até mesmo “sílaba a sílaba”, o que as impedia de compreender o que liam. Já tinham a compreensão da base […]

Continue lendo

O que é sondagem?

*Texto escrito pela Coordenadora Pedagógica Fernanda Renner Você sabe o que é sondagem? Para que serve e como fazer? Sondagem inicial é o nome que damos a uma atividade realizada com as crianças no começo do ano (e ao longo dele) para descobrir qual é o estágio de cada uma em relação à escrita. Através […]

Continue lendo

A importância da roda de chamada

*Texto escrito pela coordenadora pedagógica Fernanda Renner No Pró-Saber SP temos uma linda história com o nome de cada um. Sempre chamamos pelo nome as pessoas que passam pelo nosso espaço. As crianças têm nome. Os pais têm nome. Cada mãe tem o seu nome na ponta da língua de todos, da pessoa que abre […]

Continue lendo

Rotinas de Sala de Aula

*O texto foi escrito pela Coordenadora Pedagógica Fernanda Renner Falar em rotina no Pró-Saber SP é sinônimo de planejamento e de organização de tempo e espaço. Para nós ela é essencial, por isso estruturamos o trabalho a partir de uma rotina bem definida, mas que também está aberta a ajustes e adaptações. Do ponto de […]

Continue lendo

Indicação Literária

*Texto escrito pela Coordenadora Pedagógica Fernanda Renner No Instituto Pró-Saber SP, uma das atividades que mais envolvem as crianças é a indicação literária. Ela acontece em todos os grupos e de duas formas: a oral, nas rodas diárias, e a escrita, quando o professor escreve com as crianças. Cada qual tem o seu valor e […]

Continue lendo

© 2022 Pró-Saber Todos os direitos reservados.