O hábito da leitura e do brincar na vida de uma criança pode transformar não apenas sua trajetória, mas também a de sua família. Foi o caso de Pedro Santos, ex-aluno do Pró Ler & Brincar. O programa incentiva a leitura dentro e fora da sala de aula, permitindo que as crianças levem livros para casa e compartilhem esse momento com suas famílias.
Pedro fez exatamente isso: todos os dias levava um livro para casa e, por meio dessa rotina, seu pai, Daniel de Sousa, desenvolveu o hábito da leitura. “Parei de estudar entre os 13 e 14 anos e, por muito tempo, achei que nunca mais voltaria a me interessar pelos estudos. Mas, com o trabalho do Pró com meu filho, fui me reconectando com a leitura, me interessei novamente pelo aprendizado e até concluí a faculdade”, conta Daniel.
Em 2024, Quarto de Despejo se tornou o livro do ano para Daniel, uma verdadeira fagulha para sua jornada como leitor. “Esse livro me fez refletir muito sobre determinação e foco. Independente da nossa situação, todos nós temos o direito de sonhar e acreditar que podemos conquistar qualquer coisa, desde que tenhamos fé e persistência naquilo que nos faz bem. E foi justamente através da leitura, lendo todos os dias para o Pedro, que criei esse hábito e descobri o prazer de ler. E tudo isso começou no Pró”, afirma.
A mãe de Pedro, Juliana Santos, lembra que descobrir a biblioteca do Pró foi um momento especial para a família, pois possibilitou que Pedro tivesse acesso a livros sobre temas que o fascinavam, como dinossauros e planetas. Juliana, que já teve o hábito da leitura, acabou deixando esse prazer de lado com a rotina do dia a dia, mas, com a participação de Pedro no Ler & Brincar, reencontrou esse gosto aos poucos. “Pude perceber o encantamento do Pedro pela leitura, e isso me fez querer ler com mais frequência também”, comenta.
Além do incentivo à leitura, Juliana observa outra mudança significativa em seu filho. Durante a pandemia, Pedro ficou mais retraído, tímido e com dificuldades para socializar com outras crianças. A partir da participação no Pró, ela percebeu que ele começou a se abrir mais para o mundo. “A socialização é tão importante quanto a leitura. Assim como os livros nos ensinam sobre diversidade e respeito, o contato com outras crianças trouxe novas formas de enxergar o mundo para o Pedro. Aos poucos, ele começou a brincar no parquinho, a conversar com as pessoas. Foi um alívio”, conta.
O amor de Pedro pelos livros foi tão grande que ele se destacou por dois anos consecutivos como um dos maiores leitores do Pró. Mesmo após sua saída do programa, o hábito da leitura permanece vivo na família. Todos os dias, eles separam alguns minutos para uma leitura coletiva, garantindo que o que aprenderam no Pró continue fazendo parte de suas vidas.