O prêmio, que está em sua terceira, aconteceu dia 18, no Teatro Alfa, SP, e é uma iniciativa do Instituto Doar, O Mundo Que Queremos e a Rede Filantropia, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. O prêmio tem como finalidade reconhecer as Organizações Não Governamentais que mais se destacam pela transparência, práticas e gestão em suas atuações.
Para a equipe do Pró-Saber SP é uma conquista importante. Um reconhecimento de um trabalho que há 16 anos se compromete em reduzir a desigualdade social por meio da garantia do direito da criança e do adolescente ler e brincar. “Acreditamos que a leitura, a brincadeira e o protagonismo mudam o mundo”, fala Maria Cecília Lins, diretora executiva do Instituto.
Este ano, o prêmio avaliou 757 entidades em 47 critérios, como estrutura administrativa e financeira, a presença de conselhos de gestão, captação de recursos e transparência. Além das 100 melhores ONGs atuantes no Brasil, o guia também classifica as melhores entidades por região do país e ramo de atuação: Saúde, Educação, Meio Ambiente, Esporte, Criança e Adolescente e Desenvolvimento Local.
O prêmio foi criado para ajudar doadores, patrocinadores e voluntários a conhecer melhor entidades que trabalham pelo benefício da sociedade. Ao todo, 300 mil ONGs atuam no Brasil.
O nosso imenso obrigado a todos os parceiros, redes voluntárias, voluntários, equipe, famílias, crianças e adolescentes que fazem tudo isso ficar ter sentido. O prêmio é nosso. É de cada um que constrói essa história com a gente.