Logo Pró-Saber SP

Nesta segunda-feira 25 de junho nossas queridas Helena e Heliane pararam por alguns minutos com o trabalho diário que fazem para conversar com os alunos das Oficinas Culturais do Pró-Saber.

Elas foram convidadas para participar da série Diálogos Culturais no Pró-Saber, que tem como foco a formação e reflexão dos alunos sobre diversos assuntos como estudo, profissão, carreira, faculdade entre outros.
Elas deixaram de lado seus afazeres no projeto (Helena faz todo mundo engordar com sua comida deliciosa e Heliane deixa a escola cheirosa e tão limpinha que nem dá vontade de ir embora de lá) para contar aos meninos e meninas um pouco das suas histórias de luta para voltar a estudar depois de muito tempo longe dos bancos escolares. 
Deixar de estudar para trabalhar, para cuidar dos irmãos, para ajudar os pais na roça. Essa ainda é uma realidade de muitos jovens no país e com as duas não foi diferente. Tiveram de deixar seus estudos para ajudar nas despesas da família. 
Felizmente depois de muito tempo e esforço elas conseguiram voltar para a escola e são excelentes alunas (Heliane na Escola Homero e Helena no colégio Porto Seguro). As duas fizeram EJA e mostraram aos nossos alunos suas provas, trabalhos e redações…a maioria com notas acima de 8,0!!!!
Elas nos emocionaram com seus exemplos de dedicação e busca de um sonho: ser alguém melhor na vida, ter mais conhecimento, ter mais cultura, ter orgulho de si mesmas.
Helena contou que a família a ajudou muito, incentivando na hora de sair de casa com frio ou chuva para ir para a escola depois de um dia inteiro de trabalho. Seu marido cuidava dos filhos menores e seu irmão a levava de moto para o colégio.
Heliane disse que na sua casa até seu filho Miguel vinha pedir dicas e ajuda para estudar, de tão sabida que estava na escola. Os professores também fazem muito elogios, pois sua dedicação é enorme. Estudava de madrugada para as provas.
Heliane se forma nesta sexta dia 29 de junho. Será oradora da turma. Quer fazer faculdade e já pensa em algumas opções: Pedagogia ou Assistência Social.
Helena se forma no final do ano, mas suas aulas já acabaram. Pretende estudar Gastronomia.
Ela irá morar em Pernambuco no próximo mês. Deixará uma legião de amigos que sentirão muito a sua falta.
Parabéns as duas guerreiras e vencedoras. 
Orgulho de todos nós!

Veja também