Estudante, bibliotecário e futuro enfermeiro, conheça a história de Matheus!

Matheus nasceu e cresceu em Paraisópolis, conheceu o Pró-Saber SP aos 15 anos de idade por meio do seu amigo Gabriel (ex-aluno do Pró-Saber SP), que o trouxe para assistir um filme com os adolescentes do programa Espaço de Protagonismo Social. Ele conta que, na época, teve muita vontade de fazer parte do Pró-Saber SP como aluno, mas, por causa de sua idade, não conseguiu entrar.

Depois de um tempo, Matheus entrou no “Pró” (apelido carinhoso que os alunos deram ao instituto) como voluntário, recebendo as pessoas na biblioteca e fazendo parte de um projeto chamado “Paracoleta”, que foi desenvolvido por ele, seus amigos Gabriel e Rafael e uma voluntária chamada Manoela; o projeto tinha como tema a sustentabilidade e produzia em suas oficinas lixeiras com pneus para serem espalhadas pela comunidade.

Atualmente, ele trabalha no Pró-Saber SP e faz curso técnico de enfermagem e diz que se desenvolveu muito desde o dia que passou a fazer parte da equipe.

“Eu não lia nada antes de entrar aqui, como eu tinha mais contato com livros, eu passei a ler mais, busco muito livro infantil; gosto mais do que livro de adulto.”

Veja mais

Se o título te chamou atenção, te convido a continuar lendo para ver que, se a gente se mexer, isso pode se tornar real.
Ao compartilhar experiências, profissionais de diferentes áreas mostram que os caminhos normalmente não são lineares.
Chega de expectativa, acompanhe a emocionante jornada de Duda, uma jovem corinthiana que, realizou o sonho de entrevistar seu ídolo.
Apesar de toda a potência industrial do gênero, ainda existe muito preconceito em torno dele – e com quem está inserido no mundo do funk.
No Pró Jovens, visitas e passeios culturais fazem parte do programa e contribuem muito para o desenvolvimento da identidade dos jovens.
A representatividade é uma condição fundamental para o desenvolvimento do protagonismo. E são as crianças que dizem como seus grupos vão se chamar!