Educação Infantil

O Pró-Saber desenvolve o projeto de educação infantil desde 2003. Nasceu com o objetivo de oferecer uma educação infantil de qualidade para as crianças da comunidade de Paraisópolis.

Em 2011, o número de vagas ofertadas pelo poder público para educação infantil aumentou e as escolas de ensino fundamental da comunidade passaram a receber as crianças de 6 anos no 1º ano como rege a lei.
Desta forma, diminuímos o número de crianças atendidas na educação infantil.

Em 2011, atendemos na educação infantil 40 crianças entre 4 e 5 anos no turno da manhã que funcionou diariamente das 8:00 às 12:15.

Formamos 2 salas:

  • 1 sala com 20 alunos que completaram 5 anos até 30 de Marco de 2011 coordenada por um professor titular e um auxiliar.
  • 1 sala com 20 alunos que completaram 4 anos até 30 de Marco de 2011 coordenada por um professor titular e um auxiliar.

Os objetivos gerais traçados foram:

  • Aproximar da escrita alfabética o maior numero de crianças possível.
  • Investir em cada aluno para que sintam prazer em aprender e conhecer o mundo.
  • Instrumentalizar cada aluno para que, sentindo-se competentes, permaneçam na escola diminuindo a evasão e a repetência no ensino fundamental.
  • Acolher cada aluno respeitando sua história, seus desejos, suas dificuldades.
  • Propiciar que as crianças participem das rodas de discussões, ocupando seu lugar no grupo, manifestando suas opiniões, buscando informações, fazendo relações, confrontando idéias, fazendo escolhas e pensando sobre as próprias aprendizagens.
  • Ampliar o repertório literário.
Em 2012 atendemos uma turma de 20 crianças entre 5 e 6 anos no turno da manhã que funcionou diariamente das 9:00 às 13:30.

 

Eu já conheço o trabalho de vocês professores há muito tempo… o ensino de vocês é maravilhoso! Queria ser criança para estudar aqui e participar dos ateliês de artes que vocês realizam.
Cícera Claudelânia Costa, mãe da Rayanna

Veja também

Diversidade no mercado de trabalho atualmente e perspectivas