Logo Pró-Saber SP

E se os textos desse blog fossem gerados por um robô?

Fiz um teste com a ferramenta ChatGPT, que "é uma tecnologia de chatbot baseada em inteligência artificial que utiliza o modelo GPT-3 para responder a perguntas e conversar com os usuários de maneira natural." (essa explicação foi a própria ferramenta que escreveu).
chatgpt robo inteligencia artificial

Nos últimos meses muito se tem falado sobre o investimento feito pela Microsoft na ferramenta ChatGPT da OpenAI, que escreve textos de maneira autônoma, bastando que o usuário indique a direção.

Curioso que sou, pedi para a ferramenta escrever um texto sobre a importância da comunicação no terceiro setor. Tentei 4 formulações de perguntas, todas com a mesma base, mudando apenas alguns aspectos, na tentativa de obter um texto melhor. As perguntas foram:

  • Escreva um texto com 2.000 caracteres sobre a importância da comunicação nas organizações do terceiro setor, trazendo dados numéricos para embasar;
  • Escreva um texto com 3.000 caracteres sobre a importância da comunicação com o público externo nas organizações do terceiro setor, trazendo dados numéricos para embasar. Não falar sobre comunicação interna;
  • Escreva um texto com 3.000 caracteres sobre a importância da comunicação nas organizações do terceiro setor, trazendo dados numéricos para embasar. Não falar sobre comunicação interna;
  • Escreva um texto com 3.000 caracteres sobre a importância da comunicação nas organizações do terceiro setor, trazendo dados numéricos para embasar. Não falar sobre comunicação interna. O texto precisa ter uma conclusão

As maiores curiosidades nos textos gerados foram que na primeira tentativa, o ChatGPT falou sobre comunicação interna e nas outras 3 tentativas, ela apresentou dados diferentes para embasar o texto. Outra coisa que chamou atenção é que os textos não possuíam fim. Mesmo na quarta tentativa que é pedido que o texto tenha uma conclusão, a ferramenta inicia uma conclusão mas não finaliza. Até achei que poderia ser o limitador de caracteres, mas essa foi uma coisa que o ChatGPT ignorou completamente.

Tela de entrada do ChatGPT

Embora o título desse texto dê a impressão, não busco problematizar o uso da ferramenta, nem trazer provocações sobre o uso da inteligência artificial no nosso trabalho. Aqui, apenas compartilho uma curiosidade com vocês.

E já que falei em curiosidade, quer ver o texto gerado após a última pergunta?

“A comunicação é um aspecto fundamental nas organizações do terceiro setor, uma vez que é através dela que se estabelecem relações e se alcançam os objetivos desses grupos. A falta de comunicação adequada pode levar a confusão, erros e, em casos graves, à falência da organização.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Responsabilidade Social (IBRS), 90% das empresas do terceiro setor afirmam que a comunicação é um fator decisivo para o sucesso das ações da organização. Além disso, 82% dos entrevistados afirmam que a falta de comunicação prejudica a efetividade das ações da organização.

A comunicação externa é uma das formas mais importantes de se conectar com as pessoas, atingir seu público-alvo e alcançar seus objetivos. Através dela, as organizações do terceiro setor podem se apresentar e apresentar suas ações, atrair novos apoiadores e colaboradores, e amplificar o impacto de suas ações.

Segundo um levantamento feito pela empresa de consultoria EY, as organizações do terceiro setor que investem em comunicação externa conseguem atrair 25% a mais de doações do que aquelas que não investem nesse aspecto. Além disso, essas organizações conseguem atrair 20% a mais de voluntários e 50% a mais de pessoas interessadas em colaborar com a organização.

A importância da comunicação externa nas organizações do terceiro setor também pode ser observada na forma como essas organizações se relacionam com seus stakeholders, sejam eles governos, empresas, sociedade civil ou outros grupos de interesse. A comunicação eficiente e clara é fundamental para o estabelecimento de parcerias e alianças estratégicas, o que pode aumentar o impacto das ações da organização em questão.

Em resumo, a comunicação é uma ferramenta fundamental para as organizações do terceiro setor. Através dela, essas organizações conseguem atingir seus públicos-alvo, amplificar o impacto de suas ações, atrair novos apoiadores e colaboradores, e estabelecer parcerias e alianças estratégicas. Portanto, é important”

E aí, o que você achou e/ou como concluiria esse texto?

Veja também