Logo Pró-Saber SP

Diversidade e Mercado de trabalho

Como a evolução da discussão sobre diversidade impacta o mercado de trabalho nos dias atuais.
Diversidade e Mercado de Trabalho

Pensando no mercado de trabalho, a diversidade encontra-se no âmbito do que chamamos de responsabilidade social das empresas, entendida como uma forma de gestão comprometida com a ética, transparência, relacionamento com todos os segmentos alcançados pela atividade, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental, valorização da pluralidade humana e redução das desigualdades sociais. No Brasil, percebe-se que o desenvolvimento de estratégias governamentais, para combater a discriminação no emprego são muito recentes, esbarrando como já citado, na não aceitação da população acerca dos seus próprios preconceitos.

Entretanto, esse quadro está em modificação, fato que pode ser verificado na instituição em 2004, pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, da Comissão Tripartite de Igualdade de Oportunidades e Tratamento de Gênero e de Raça no Trabalho. Essa comissão tem por objetivo discutir e apresentar propostas direcionadas às políticas públicas de igualdade entre raças nos ambientes de trabalho espalhados pelo país, visando lutar pela igualdade em diferentes segmentos, através do combate a todas as formas de discriminação do gênero ou da raça do trabalhador (Brasil, 2004).

Tal ação está em consonância com os compromissos assumidos pelo Brasil na esfera internacional, expressos na ratificação das Convenções nº 100 e nº 111 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essa diretriz está também contemplada na Constituição Federal de 1988, no capítulo relativo aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, art. 5º, que proclama a igualdade entre homens e mulheres em direitos e obrigações. Tais direitos estão regulados pelo Capítulo III do Título III da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Isto posto, constata-se que ainda existem desafios de diferentes ordens a serem superados. A Diversidade deve ser um tema discutido em todas as esferas da nossa sociedade, se hoje a inclusão de grupos sub representados se dá, principalmente, através do estímulo de alguns Programas, isso nos traz a ideia de que o preconceito e ausência de oportunidades para esse público ainda é muito presente. Entre esses desafios, vale ressaltar as barreiras nas mentes e nos corações dos indivíduos, que prejudicam o reconhecimento das qualidades resultantes das diferenças. Apesar disso, a adesão e o reconhecimento da importância da Diversidade por parte de grandes empresas – mesmo que em alguns casos, alinhadas a estratégias de marketing – aponta que grandes avanços já foram e estão sendo feitos, e que a garantia de direitos e de justiça é um caminho necessário e estratégico em nossa sociedade democrática.

Veja também

Foto de crianças e voluntários (adultos) na praia, com o texto "Notícias"