Logo Pró-Saber SP

Apaixonada por educar: conheça a trajetória da Professora Luana

“Tenho vários sonhos em relação a Educação”

A mais velha dos quatro filhos de Jorge e Glória, Luana, 26 anos, é educadora no Pró Saber SP desde 2013.

Nasceu e foi criada na comunidade de Paraisópolis. Quando pequena, devido a falta de vagas na educação infantil, ficava em uma escolinha, onde é hoje a atual União de Moradores.

Parte do Ensino Fundamental, cursou na Escola Prof. Paulo Freire, numa época em que a escola era toda feita de lata – política emergencial adotada pelo governo municipal no final dos anos 90. “Eu lembro que as salas de aula eram muito quentes!”, recorda Luana.

A partir da 5ª série, mudou de escola e tem boas recordações de quando era estudante. Apesar de sua mãe não ter conseguido ir para a escola quando criança e o pai ter concluído os estudos até o ensino fundamental, a educação dos filhos sempre foi acompanhada bem de perto pelos dois. “Fiquei muitas vezes de castigo até aprender a tabuada”, diz Luana rindo e conclui “de certa forma, isso foi um dos fatores que me incentivaram a me tornar professora, pois eu queria fazer com que a educação fosse menos “dolorosa” para as crianças”.

Paralelamente a escola, Luana frequentava a organização social Casa da Amizade, fundada por Mônica Mation.

“A Casa da Amizade teve um papel fundamental na minha vida, pois eu ia nas oficinas todos os finais de semana. De aluna, virei voluntária e hoje leciono em um curso de orientação a gestantes”. Luana não tem filhos, mas sempre acompanhou atenta as aulas para gestantes. Era tão dedicada que, quando a médica responsável pelas aulas precisou se ausentar, passou a dar aulas em seu lugar. “Hoje sou voluntária na Casa da Amizade, pois é uma forma de retribuir tudo o que aprendi e ficar próxima da comunidade”.

O primeiro emprego, aos 15 anos, foi em uma escola. Eram vários os sinais de que Luana seguiria a carreira na Educação. O último “empurrãozinho” foi dado por Mônica, que a incentivou a prestar o vestibular para o curso de Pedagogia.

No começo, não foi fácil, pois Luana teve de enfrentar o descompasso entre a teoria e a prática em sala de aula “Ninguém entra na faculdade querendo ser um professor ruim, temos milhares de sonhos. Mas foi difícil me deparar com a situação da escola pública, dessa vez como profissional na área. Depois que entrei no Pró-Saber SP descobri que seria possível, sim, desenvolver o que aprendi na faculdade. A coordenação teve um papel muito importante no sentido de me orientar e me permitir aprender errando”.

Atualmente, Luana é educadora no programa Espaço de Protagonismo Social, onde esta à frente de um grupo de adolescentes “Adoro trabalhar com os adolescentes, pois eles são bastante animados. Gosto de ouví-los e de entendê-los. Para trabalhar com adolescentes precisamos saber argumentar, ouvir e estarmos dispostos a aprender diariamente”.

E os planos para o futuro? “Quero publicar em revistas na área de Educação e me tornar coordenadora pedagógica. Quando entrei no Pró-Saber SP percebi o quando uma boa coordenação pedagógica faz a diferença no trabalho que os professores realizam”.

Veja também

Foto de crianças e voluntários (adultos) na praia, com o texto "Notícias"