Logo Pró-Saber SP

A importância do Ler e do Brincar na educação infantil

E o motivo porquê reforçamos o direito ao brincar e ler para todas as crianças.
Importancia Ler e Brincar Infancia

Quem entra pela portinha azul do Pró, na rua Manoel Antônio Pinto, nº 974, logo fica cara a cara com uma amarelinha desenhada no chão. Um convite explícito para se arriscar a pular e brincar.

Quem entra pela porta de vidro, na esquina da mesma rua com a Ernest Renan, mergulha num mundo de livros e histórias. Um convite direto e irresistível para ler e viajar.

Essas duas entradas dão pistas importantes sobre o quanto nós, aqui no Pró-Saber SP valorizamos a leitura e a brincadeira para as nossas crianças, sobretudo para as da educação infantil. E através dessa valorização, nos constituímos enquanto um espaço onde a infância tem voz e vez para brincar muito e ler todos os dias. 

Desde o 1º de existência desses 19 anos, o compromisso com o tempo e espaço para brincar, com o acesso das crianças a bons livros, e com adultos habilidosos na mediação da leitura da brincadeira foram as nossas principais ações. Enquanto instituição, acreditamos que as crianças têm direito de ler e de brincar, e por isso fazemos da brincadeira e da leitura condições de desenvolvimento. Esses são nossos valores.

Crianças que têm o direito de brincar e de ler garantidos, têm a oportunidade de se desenvolver mais plenamente enquanto sujeitos, enquanto pessoas que pensam, sentem, discordam, questionam e se relacionam com o mundo à sua volta, e consigo mesmas com mais consciência de quem são.

Fotografia: Nego Júnior

Acreditamos no brincar espontâneo, ou seja, aquele que a criança cria e inventa, decidindo os seus tempos e formas. Porém, também acreditamos que ele pode ser mediado pelo adulto, que brinca junto e traz outras referências para ampliar as possibilidades. Esse brincar tem um “fim em si mesmo” e não está a serviço de ensinar a criança a se “comportar bem” ou agir de determinada forma. A brincadeira existe e é importante por si só, e é a partir dela que a criança pode se conhecer e interagir com o outro. Para a criança, brincar é uma forma de se expressar e conhecer o mundo, e por isso ela é vital na educação infantil. Brincar é experimentar, é testar e se relacionar.

Ler, na mesma medida, é fundamental para a educação infantil pela experiência estética e afetiva que ela proporciona. Ao ler é possível conhecer diferentes palavras e enredos, e saber sobre diversos personagens e lugares. 

A criança que tem a oportunidade de manusear livros cotidianamente, ouvir a leitura de uma história por meio de um adulto, desenvolve a sua linguagem, amplia o seu vocabulário, a sua criatividade e a sua imaginação. 

Ao ler, a criança imagina, cria, amplia o seu olhar sobre si mesma e sobre o mundo. Ela ressignifica o que já conhece e passa a inventar outros mundos.

Quando existem adultos comprometidos em ler diariamente para uma criança, é possível construir vínculos de profundo afeto entre eles, e isso a ajuda a ter uma boa autoestima, se fortalecer e se valorizar.

Olhamos para o brincar e para o ler como condições fundantes para a educação infantil. Com esses direitos assegurados, todo o restante fica fortalecido.

Veja também