Sobre nós

 

Apresentação

O Pró-Saber SP é uma organização social que tem como missão democratizar o acesso às oportunidades na área de Educação por meio da criação e disseminação de experiências inovadoras.

A organização recebe, diariamente, dezenas de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, que participam de atividades de música, literatura, dança, jogos e brincadeiras, tudo pensado na melhoria do processo educacional e ampliação do currículo escolar aliadas à participação ativa da família e da comunidade.

Histórico

O Pró-Saber foi fundado em 1987, no Rio de Janeiro, com a missão de encontrar, trabalhar e difundir alternativas teóricas e práticas que contribuam com respostas diferenciadas e complementares aos desafios educacionais de nosso país.

A filial paulista do Pró-Saber foi criada em 2003. Escolhemos como sede para a nova unidade a comunidade do Paraisópolis, que na época contava com uma população de 65 mil habitantes desprovidos de educação infantil governamental. As crianças ficavam em casa até os 7 anos, esperando a idade de frequentar a escola pública. Enquanto isso, as crianças da rede particular, de classes média e alta, com oportunidade de frequentar a educação infantil, ingressavam no ensino fundamental já bem nutridas pelas experiências de leitura e de escrita – muitas praticamente alfabetizadas.

Com o intuito de amenizar essa diferença de oportunidades, a proposta do Pró-Saber SP é proporcionar educação integral de qualidade, levando em consideração a multidimensionalidade do ser – física, cognitiva, afetiva e ética – de forma integrada. Dentro dessa proposta, contamos com pedagogos e professores especialistas, que compartilham da concepção democrática de educação.

Paralelo ao trabalho com as crianças, outro objetivo fundamental desde o começo foi buscar formar educadores de Paraisópolis. Essa parceria, entre professores especialistas e professores da comunidade em formação, vem possibilitando cada vez mais o aprimoramento do planejamento das aulas.

O intenso trabalho resultou em uma vaga como semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef: Educação e Participação em 2015 e a conquista dos seguintes títulos de reconhecimento: Registro nº 1164 no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Certificado de Regularidade Cadastral de Entidades nº 0829/2014 (CRCE), Certificado Municipal de Assistência Social nº 1164/2014 (COMAS) e Certificado de Entidade Promotora de Direitos Humanos nº 531.

 

Missão

 Democratizar o acesso às oportunidades na área de Educação por meio da criação e disseminação de experiências inovadoras.

 

Valores

O Pró-Saber SP acredita:

  • que a aprendizagem torna-se significativa quando a criança sente-se vinculada a um ambiente de ACOLHIMENTO e RESPEITO;
  • na VALORIZAÇÃO e ARTICULAÇÃO de parcerias e no FORTALECIMENTO das redes da comunidade para a implementação dos seus projetos;
  • na importância da AUTONOMIA e AUTORIA na formação de um cidadão crítico e atuante;
  • na ESTÉTICA para despertar o olhar sensível;
  • na EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO como  ferramenta capaz de promover o sentimento de PERTENCIMENTO e ENGAJAMENTO;
  • que a LEITURA é uma ferramenta poderosa na erradicação das desigualdades sociais.

 

Visão


Ser referência de atuação na área da Educação, inspirando políticas públicas que contribuam para a diminuição da desigualdade social.