Logo Pró-Saber SP

Quem somos

Atuamos em Paraisópolis desde 2003 e, nesta trajetória de duas décadas, desenvolvemos uma metodologia sólida da leitura, brincadeira e protagonismo das crianças e jovens.

Acompanhamos o crescimento dessa comunidade ao longo dos anos. Paraisópolis é maior que 94% dos municípios brasileiros. Por isso, continuamos dedicados em nosso trabalho de fortalecer a educação integral de crianças e jovens. Nossa missão é transformar famílias e comunidades por meio de experiências significativas de leitura e brincadeira.

Nossa meta é ser referência nacional em programas de educação que, ancorados na leitura e na brincadeira, contribuirão para o fim da desigualdade.

Manifesto

Vivemos em um país desigual, mas somos movidos pela certeza de que a leitura e a brincadeira tornam as crianças mais felizes em todos os contextos sociais. Acreditamos que histórias lidas diariamente possibilitam que as crianças elaborem o mundo em que vivem tornando seu dia a dia mais leve e alegre.

Temos convicção de que a prática sensível e atenciosa de mediação de histórias de tantos outros mundos encharca todas as infâncias de palavras, poesias, viagens, encontros, espantos, alegrias e muitas oportunidades! O mundo se torna um lugar mais humano quando todas as crianças, independente de raça, cor, etnia, cultura, religião ou origem, são acolhidas e reconhecidas em sua diversidade e singularidade e têm a oportunidade de brincar livremente.

Na nossa prática educativa, criamos possibilidades para que as crianças em contextos de vulnerabilidade sejam construtoras de cidades, castelos de areia, cozinheiros de comidas deliciosas, brincando generosamente umas com as outras dentro de espaços seguros. Acreditamos que por meio da leitura e da brincadeira, todas as crianças têm a oportunidade de desenvolver a escuta, o brincar junto, a compreensão do mundo e, sobretudo, de compartilhar a alegria do bem viver.

Nossos valores

Na diversidade como condição fundamental para um espaço de convivência e educação democrática.

Na estética como um elemento essencial, planejada para despertar o olhar sensível das crianças, transformando cada canto em um ambiente organizado e acolhedor.

Na valorização e
articulação de parcerias e fortalecimento das redes da comunidade para implementação de projetos.

Na importância da autonomia e autoria na formação cidadã crítica e atuante.

Que a aprendizagem torna-se significativa quando a criança se sente vinculada a um ambiente acolhedor e respeitoso.