Quem faz

 

Direção Geral:

Maria Cecilia Lins

Natural do Rio de Janeiro, Maria Cecília fez magistério e se formou em Psicologia pela PUC-RJ. Começou sua carreira lecionando na rede particular, mas o trabalho que mais a tocou foi a pesquisa nas creches da Rocinha ainda como aluna de graduação. Nesta ação pôde sentir na pele o que significava desigualdade social. Mudou-se para São Paulo em 2001, iniciando pós-graduação em Alfabetização. Em seguida, conheceu Madalena Freire, filha do pedagogo Paulo Freire, e se apaixonou por sua metodologia. Em 2003, criou o Pró-Saber SP, na comunidade de Paraisópolis. Desde então, trabalha diariamente para dar concretude aos versos de Mário Quintana que diz “Democracia é dar a todos o mesmo ponto de partida”.

Coordenação Pedagógica

Denise Nalini

Faz parte do Pró-Saber SP há 5 anos. É doutora pela Faculdade de Educação da USP e mestre em História e Filosofia da Educação, pela mesma universidade. Atua como formadora pelo Instituto Avisa Lá e é professora na pós-graduação do Instituto Singularidades. Para Denise, o diferencial da ONG é que “ela traz uma perspectiva de trabalho com a alfabetização e o brincar que auxilia a comunidade para que esta possa desfrutar de seus direitos”, além disso “o Pró-Saber SP forma e acolhe crianças, adolescentes e família, investindo na formação continuada de educadores da comunidade”.

Lia Olival

Mora em São Paulo desde os 18 anos, quando resolveu estudar Engenharia. Trabalhou como professora na área de Educação Infantil por 18 anos, na Escola Lourenço Castanho. Está no Pró-Saber SP há 8 anos. Atualmente é gerente-geral de nossa Biblioteca Comunitária e auxilia a coordenação pedagógica. É apaixonada por crianças e livros.

Fernanda Renner

Graduada em Pedagogia, pós-graduada no Centro de Estudos da Vila, em Alfabetização, trabalhou em escolares particulares em Florianópolis/SC. Em 2003, mudou-se para São Paulo e foi professora na Escola da Vila por 6 anos. Em 2010, passou a se dedicar integralmente a projetos de educação vinculados ao Pró-Saber SP, como professora alfabetizadora. Atualmente coordena o programa Espaço de Protagonismo Social, para adolescentes de 12 a 17 anos

Psicóloga

Luciana Legey

Formada em Direito pela PUC-RJ, foi em busca de sua verdadeira vocação na área da saúde, por meio da graduação em Psicologia e do aprofundamento em psicanálise lacaniana. “Acredito no princípio da devolução da palavra da criança, que deve ser considerada sempre e em qualquer circunstância, como um sujeito de pleno direito”.

Professores dos projetos de educação

Cristiane Mendes da Silva

Começou sua vida profissional como auxiliar em uma creche. Formou-se em Pedagogia e fez Pós-Graduação em Alfabetização. Trabalha no Pró-Saber SP há 6 anos e não se vê fora da sala de aula. “Aqui ocorre um trabalho real do construtivismo, refletimos sobre a aprendizagem. Aqui, o errar é bem-vindo, faz parte do processo”, comenta.

Luana Andrade

Trabalha no Pró-Saber SP há 3 anos. Foi aluna da ONG Casa da Amizade, onde passou a se interessar por pedagogia. Trabalhou em berçário, no projeto Ler e Escrever e em redes de ensino pública e particular. Seu foco é o trabalho com os adolescentes, em que estimula a autonomia de cada um.

Luiz Felipe Penna

Formado em Letras e em Educação Física. Especializado em Educação Lúdica, possui experiência em educação de crianças e adolescentes. Desenvolve oficinas de jogos e brincadeiras, além dos projetos Sabores e Saberes, Cine Pró-Saber, Diálogos Culturais, Projeto Recreio, entre outros. Também é professor da Escola Vera Cruz, onde criou o projeto Entrelaços, no qual alunos do Vera Cruz e do Pró-Saber SP encontram-se para a realização de atividades em parceria.

Marili Macruz

Formou-se em Música, Educação Artística e é mestre em Musicologia, pela USP. No Pró-Saber SP, desenvolve as aulas de iniciação musical, trabalhando um repertório bastante diversificado e predominantemente brasileiro.

Paulo Gonçalves Sobrinho

Graduado em Música Brasileira, estuda percussão no Conservatório Souza Lima desde 2004. Já tocou na Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene e trabalhou com a preparação musical da CIA Balagam de Teatro. Trabalha no Pró-Saber SP há 5 anos, dando aulas de percussão e ensaiando nossa banda, a Tocando a Real. Leciona também na Escola Redonda e na Oca Cultural.

Estagiários

Gabriel Silva

Começou como aluno do Pró-Saber SP frequentando as oficinas culturais e, em 2015, tornou-se nosso estagiário. Possui habilidades com atendimento ao público e adora atividades artísticas, como teatro e música. Ele acredita que a Biblioteca Comunitária do Pró-Saber é muito importante, pois não há muitos espaços assim na comunidade.

Serviços Gerais

Heliane Ferreira

Trabalha no Pró-Saber SP há 8 anos cuidando para que todos os espaços estejam sempre preparados para receber os alunos. Tem experiência como cuidadora de crianças e babá. Adora livros e considera a Biblioteca Comunitária do Pró-Saber um espaço muito importante para a comunidade.

Marlene Lopes

Nascida em Paraisópolis, sua família foi uma das primeiras a residirem na comunidade. Está no Pró-Saber SP há 6 anos e, antes de trabalhar aqui, foi mãe de aluno e também voluntária, auxiliando nos cuidados com as crianças. Hoje trabalha para que o ambiente esteja em ordem. Considera o Pró-Saber um espaço onde “a equipe tem um carinho enorme pelos alunos”.

Gerente Financeira

Angelica Brandalise

Formada em Administração de Empresas, tem experiência no setor administrativo, financeiro e terceiro setor. Sua especialidade são os números, que gerencia com atenção e transparência. Para ela, a educação é a base da sociedade, do desenvolvimento intelectual, moral e ético de todo ser humano.

Cozinheiras

Cristiane Oliveira

Está no Pró-Saber SP há 5 anos e cuida das refeições servidas. Também orienta os alunos e educadores em atividades culinárias educativas. Para ela, o que se destaca no trabalho do Pró-Saber é “a qualidade de ensino e o amor que todos os educadores e funcionários têm pelos alunos e o afeto entre a equipe”.

Rosana de Lima

Está há um ano no Pró-Saber SP, auxilia na cozinha e em atividades culinárias, zelando pelo cuidado na preparação dos alimentos. Ela gosta de trabalhar aqui principalmente porque “as crianças são colocadas em primeiro lugar. As pessoas aqui agem com o coração”.

Secretaria

Betania Lopes de Freitas

Nascida e criada em Paraisópolis. Trabalha no Pró-Saber SP há 4 anos como secretária e é apaixonada por relacionamentos interpessoais.

Articuladora Comunitária

Márcia Félix

Mora em Paraisópolis desde que nasceu. Trabalha no Pró-Saber SP há 10 anos como mediadora da comunidade e realiza visitas domiciliares para fazer a ativação da rede. Também é coordenadora do Bazar do Pró-Saber, onde organiza os voluntários e as doações recebidas. Possui longa experiência com educação infantil e já teve uma escolinha. Sua grande satisfação é presenciar a interação entre crianças, famílias e comunidade.

Desenvolvimento Institucional

Nathalia Gonçalves

Graduada em Ciências Sociais e mestranda na Universidade Federal de São Carlos, trabalha desde 2014 na área de desenvolvimento institucional do Pró-Saber SP e é tutora virtual na disciplina de Sociologia da Educação, dentro do curso de Pedagogia da UFSCar. Já trabalhou como voluntária no Instituto Fazendo História, Associação Morungaba, Projeto Vida Corrida e ABCR Núcleo São Paulo. Acredita que a leitura transforma realidades.

Comunidade

Nós dependemos muito da comunidade para que nosso trabalho evolua continuamente, e é com grande frequência que produzimos projetos e atividades que o desenvolvam. Veja abaixo o que já foi feito:

Integrações de recreio com outras escolas da comunidade

No segundo semestre de 2014, o Pró-Saber SP organizou, em parceria com a Escola Estadual Miguel Arraes, recreios integrados com o objetivo de promover um espaço lúdico adequado a todos os alunos. Um dos pilares da nossa metodologia é a promoção do brincar como um importante instrumento no processo de aprendizagem.

Participação das reuniões mensais do Fórum Multientidades de Paraisópolis

O Fórum Multientidades de Paraisópolis, criado em 1994, é uma rede com diversas instituições entre escolas, ONGs e equipamentos sociais do bairro. Nós participamos das reuniões mensais do Fórum com o objetivo de aprofundar nossas relações com os diferentes atores da comunidade e aperfeiçoar nossas ações no fortalecimento da rede e no desenvolvimento da região.

Participação da Mostra de Cultura de Paraisópolis no CEU da comunidade

A oitava participação do Pró-Saber SP na Mostra Cultural com o tema “Paraisópolis: Canta tua aldeia aos olhos do mundo” aconteceu com a presença das nossas crianças fazendo mediações de leituras fixas e itinerantes, além de um coral com as músicas que aprenderam durante todo o ano. A banda Tocando a Real também se apresentou com seu repertório de ritmos da cultura brasileira.

Participação em saraus do programa Einstein na Comunidade

Nossos alunos se apresentam no Sarau da Comunidade com o grupo de Contação de Histórias.
Confira: saraudeparaisopolis.blogspot.com.br

Parceria com a direção e os professores da EMEF Prof. Paulo Freire por meio de reuniões pedagógicas mensais e integrações

Com diversas reuniões ao longo do ano, nossos encontros com a escola parceira buscou clarear e diferenciar os papéis do Pró-Saber SP e da escola, permitindo que as ações se tornassem complementares. Além disso, continuamos as trocas sobre aprendizado dos alunos em comum.

Publicações

Revista Avisa Lá, #60, Novembro 2014, pag 23 – 29

Bazar da Pechincha

Aberto aos moradores da comunidade, o Bazar da Pechincha recebe doações de amigos e parceiros, e disponibiliza os produtos por um preço acessível. Toda renda angariada é revertida para os nossos programas.

Integração com o CISV

Em julho de 2014, os jovens da banda Tocando a Real participaram do Youth Meeting do CISV. Nesses encontros, além da riqueza da troca de experiências, nasceu o convite para que nosso aluno, Rafael Silva, participasse do intercâmbio realizado em julho de 2015 na Espanha. Esse encontro também foi ponto de partida para que jovens holandeses do programa CISV viessem conhecer Paraisópolis e participar da produção do grafite em nossa quadra.

Conheça o Pró-Saber SP, Seja Bem-vindo!