Pró Ler e Brincar

O programa Pró Ler e Brincar surgiu da grande demanda das crianças por um espaço lúdico e seguro para brincar, além do grande interesse pela leitura.

Para garantir o direito ao brincar (garantido pelo ECA e pelo Marco Legal da Primeira Infância), abrimos nosso espaço para a o brincar livre, vinculado ao empréstimos de livros e rodas de mediação de leitura.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, recebemos crianças de 4 a 12 anos, mediante autorização e cadastro.

 

FOTO 11

 

Este programa foi desenhado para as crianças e seus pais se engajarem em nosso espaço lúdico com brinquedos coloridos, fantasias, tanque de areia, jogos de construção e participarem da nossa biblioteca comunitária. Valorizamos muito o tempo livre para brincar. Entendemos que é nesse momento que a criança ressignifica o mundo em que vive. As crianças quando chegam exploram apaixonadamente o espaço, subindo em árvore, construindo casinhas, fazendo comidinha para seus filhos e construindo cidades incríveis. Ao final de cada período, todos os dias, as crianças são convidadas a participar de uma contação de histórias e pegar livros emprestados na biblioteca.

FOTO 12

A fila para participar deste programa aumenta a cada dia. Conversando com as famílias, elas nos contaram que escolheram vir para o Pró-Saber SP, pois, sem ter o que fazer, seus filhos e netos não brincavam com ninguém e passavam a tarde assistindo à TV ou dormindo. Elas também contaram que desde que começaram a frequentar nosso espaço, seus filhos vivem atrás delas para que contem a história do livro que escolheram levar para casa.

Queremos assegurar que, nesta comunidade carente de espaços seguros, as crianças não passarão “fome” de brincar e nem de ouvir histórias deliciosas.

 

Maria Cecília Lins

 

FOTO 13