O que Fazemos

Confira aqui nossos programas

Pró Ler & Brincar

O programa Pró Ler & Brincar foi desenvolvido com o objetivo de garantir o Direito de brincar na infância, para despertar paixão pela leitura e formar novos leitores. Além disso, conscientizamos e incentivamos pais e responsáveis sobre a importância do livro na formação dos pequenos.

Como funciona?

De segunda à sexta-feira, crianças de 4 a 8 anos de idade contam com um espaço lúdico e seguro para participar de atividades de leitura, escrita e brincadeiras na sede do Pró-Saber SP, em Paraisópolis. As turmas são divididas por faixa etária, com um educador responsável. Ao longo do período em que são alunas, as crianças passam por sondagens de leitura e são acompanhadas em todo o seu desenvolvimento. Mensalmente são realizadas atividades como o Chá Literário e Leituras simultâneas. Cada criança possui uma carga horária de 600 horas/ano. 

Números do Pró Ler & Brincar:

  • 125 crianças de 4 a 8 anos atendidas diariamente
  • 87% de crianças alfabetizadas
  • Mais de 100 histórias lidas em sala, por ano
  • Cada criança realiza o empréstimo de 100 livros, anualmente
  • Carga horária de 600 horas/anual

O que pais e alunos dizem e sentem:

“Gosto de brincar de super-herói. Eu já me acostumei a brincar bastante aqui”

Matheus Ian, aluno Pró Ler & Brincar

“Julia passou a se interessar mais pela leitura, tudo quer ler agora. Se vamos passear fica lendo os cartazes na rua, lê sozinha os livros que leva para casa. Ela se desenvolveu bastante depois que entrou aqui. Até na escola a professora falou que está bem melhor na leitura e escrita, deu parabéns para ela, melhorou bastante”

Luzia, mãe de Julia Vitória

Pró Ler & Brincar nas Escolas

Ao longo dos últimos 15 anos em São Paulo, desenvolvemos uma metodologia reconhecida e inovadora, que estimula a leitura literária diária e o tempo para brincar. 

O programa Pró Ler&Brincar nas Escolas tem como objetivo ampliar a nossa atuação, garantindo que mais alunos das escolas públicas da região também tenham direito a atividades de leitura, escrita e brincadeira.

Como funciona?

Formato 1) Nas escolas públicas parceiras

Monitores formados pelo Programa Pró Multiplica levam às escolas públicas da comunidade de Paraisópolis a metodologia do Pró-Saber SP e desenvolvem, com materiais próprios do Instituto, brincadeiras e rodas de leitura com as crianças durante os recreios da escola, de forma articulada com a direção escolar.

Formato 2) As escolas vêm até o Pró-Saber SP

Outro formato de realização é receber a escola no instituto. O tempo de duração das atividades é combinado com as professoras e as crianças podem aproveitar todas as possibilidades que temos em nosso espaço (tanque de areia, mesa de pebolim, ping pong, casinha, escorregador, espaço para o desenho e uso de tinta, quadra com brincadeiras, contação de histórias e biblioteca).

Nosso sonho é inspirar políticas públicas com a metodologia do Pró Ler & Brincar .

Escolas participantes* deste projeto em 2019: 

  • Escola Municipal de Educação Infantil Burle Marx;
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Casarão.

* ambas na comunidade de Paraisópolis em São Paulo.

Números do Pró Ler & Brincar nas Escolas:

  • 350 alunos de escolas públicas impactados diariamente nos recreios de 2ª a 6ª feira

O que os participantes do Programa dizem e sentem:

“O brincar é um investimento. Não é tempo gasto ou perdido. A proposta de entrar na escola e causar burburinho é o caminho. As coisas se espalham, talvez aos poucos, mas se espalham e um dia florescem” 

Laura, professora da EMEF Casarão, escola parceira

Pró Multiplica

O Programa Pró-Multiplica tem como objetivo atuar com jovens de Ensino Médio e com os professores da rede pública de Paraisópolis para multiplicar os impactos que as metodologias desenvolvidas pelo PRÓ geram na Educação e Desenvolvimento das crianças.

Um destes programas é o Formação de Jovens Multiplicadores que tem como objetivo formar jovens estudantes do ensino médio na metodologia do programa Pró Ler & Brincar. 

Durante o curso os jovens aprendem a fazer mediação de leituras para crianças e realizar o planejamento das atividades que serão desenvolvidas. Ao final do curso de um ano, eles estão preparados para serem facilitadores da leitura e de brincadeiras em escolas, espaços culturais e lúdicos e alguns deles são contratados pelo próprio Pró-Saber SP para executarem o programa Pró Ler & Brincar nas Escolas.

Confira aqui um pouco mais sobre este Programa

 Também temos a Banda Tocando a Real, formada por jovens da comunidade. Seu repertório é de ritmos brasileiros como o Coco, Maracatu, Frevo e Samba. A Banda é gerida pelos próprios jovens que, além das aulas com um professor especialista, encontra-se aos sábados para ensaios do repertório. O objetivo é estimular o protagonismo juvenil. 

O programa Formação de Professores Multiplicadores tem como objetivo compartilhar e aprofundar o conhecimento sobre o programa Pró Ler & Brincar para que professores possam aplicá-lo em suas escolas. Realizamos encontros uma vez por mês, aos sábados, com duração de 3 horas. Nestes encontros, nossos educadores e profissionais convidados tecem um diálogo com os professores sobre temas como vínculo, brincadeiras, mediação de leitura, entre outros.

O projeto piloto aconteceu no segundo semestre de 2018 e tivemos a participação média de 30 educadores de escolas públicas da cidade.

Nosso sonho é que o curso aconteça semestralmente, com foco em educadores da comunidade para que cada vez mais a região assegure a toda criança o Direito de Ler & Brincar.

Números do programa Pró Multiplica:

  • 40 alunos na Formação de Jovens Multiplicadores em 2019
  • Carga horária de 360 horas

O que os participantes do Programa dizem e sentem: 

Eu gostei muito do curso, me fez entrar em contato com coisas que eu não fazia há muito tempo, como ler e brincar. Eu ficava em casa o tempo todo e agora que estou no Pró desenvolvo essas atividades. Estou gostando tanto que vou até fazer o 2º módulo. 

Gustavo, 15 anos

Pró Famílias

A formação com as famílias no Pró-Saber SP é um dos eixos principais do nosso trabalho. Os responsáveis pelas crianças são como uma extensão delas e, por isso, o nosso trabalho deve ser planejado e feito para as famílias também. Acreditamos que cuidar de quem cuida é fundamental para que a transformação que desejamos promover, aconteça plenamente.

Para isso oferecemos aos pais a experiência prática do livre brincar e da leitura recorrente com o objetivo de que eles possam apoiar e incentivar a continuidade das atividades do Pró-Saber SP em suas casas, ou seja, adotando uma rotina leitora e com tempo de brincar, aprofundando os vínculos familiares.

Como funciona?

O Pró-Saber SP promove encontros mensais com as famílias. A pauta destes encontros é diversa: às vezes pautas pedagógicas, às vezes roda de conversa, leitura de livros, contação de histórias, incentivamos que compartilhem as suas experiências bem-sucedidas e, sobretudo, suas dificuldades para desenvolver rotina leitora em casa. A equipe acolhe, apoia e orienta famílias com dificuldades na educação e mudança de hábitos.

Desta forma é desenvolvido um ambiente de acolhimento, escuta e respeito e, por isso, contamos com mais de 85% de presença nas reuniões.

Em todos os encontros, sejam reuniões pedagógicas ou rodas para brincar, iniciamos com uma leitura feita pelo educador do grupo. Os pais e responsáveis são convidados a brincar na quadra esportiva, porque sabemos que viver essa experiência lúdica no próprio corpo é importante para entender que brincar é fundamental para a criança se desenvolver. Sabemos que muitos pais não tiveram essa vivência, então para que eles se conscientizem da importância destes novos hábitos, nada melhor do que experimentar na prática!

Nossos Números do programa Pró Família: 

  • 120 famílias atendidas mensalmente
  • Reuniões mensais com mais de 85% de presença

Biblioteca Pró-Saber SP

A Biblioteca Pró-Saber SP proporciona um espaço de leitura, afeto e convivência para todas as crianças, jovens e adultos de Paraisópolis.

Como funciona?

A Biblioteca Pró-Saber SP funciona de segunda à sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 10h às 16h.

Os empréstimos de livros são totalmente gratuitos. Para fazer a carteirinha não é preciso comprovante de residência, nem cópia de documento. O cadastro é feito de forma rápida e desburocratizada, basta apenas o desejo de ler, afinal, #cadaleitorimporta.

Além do empréstimo simplificado de livros, a Biblioteca conta com um importante diferencial: jovens da comunidade são contratados como mediadores de leitura. Eles sugerem livros ao público, leem livros para quem estiver presente no espaço e orientam sobre seu funcionamento. 

Nossos Números da Biblioteca:

  • 17.400 empréstimos de livros realizados em 2018 
  • Mais de 2.500 leitores cadastrados em 2019
  • Mais de 15 mil livros disponíveis em nosso acervo

Confira aqui como foi a inauguração da nossa nova Biblioteca: 

Consultoria

Ao longo de mais de 15 anos de atuação, o Pró-Saber SP desenvolveu uma sólida expertise em temas relativos a educação e responsabilidade social. Assim, desenvolvemos serviços de consultoria personalidos para nos temas abaixo:

  • Formação de educadores; 
  • Voluntariado corporativo; 
  • Programas de voluntariado para escolas particulares; 

Entre em contato conosco pelo e-mail contato@prosabersp.org.br com a sua demanda, para que possamos conversar sobre como podemos agregar valor para a sua organização. Será um prazer contribuir para aumentar o impacto social do seu trabalho!

Histórias que são Pró

Conheça abaixo algumas histórias de vidas impactadas pelos nossos Programas:

Matheus

“Eu não lia nada antes de entrar aqui, como eu tinha mais contato com livros, eu passei a ler mais, busco muito livro infantil; gosto mais do que livro de adulto.” Matheus, 18 anos

Luana

“O Pró- Saber SP mudou minha vida como pessoa e como profissional.”Luana, 27 anos

Samuel

Eu sempre gostei de matemática, queria até ser professor de química, mas percebi que não é isso que eu quero. Eu gosto de número. Eu escolhi administração financeira, porque tem várias portas. Samuel, 17 anos

Gabriel

“Gabriel não sabia ler. Eu fiquei três anos desempregada e ele ficava comigo. Ele entrou no Pró ‘cru’, porque não frequentava a escola e só sabia o que eu ensinava para ele. Aqui no Pró, ele aprendeu a ouvir e a ter mais paciência. (…) Ele saiu daqui lendo e escrevendo, tanto que as escolas queriam que ele pulasse de série!” Betânia, mãe do Gabriel

© 2019 Pró-Saber Todos os direitos reservados. design: thaisvilanova