Logo Pró-Saber SP

O que fazemos

Nosso objetivo é fortalecer a educação integral de crianças e jovens brasileiros por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e suas comunidades.

O Pró é composto por crianças, jovens, famílias e colaboradores, que cultivam uma cultura única, onde o cuidado mútuo, o ensino recíproco e o reconhecimento das potencialidades individuais são fundamentais. Esses princípios fundamentam a nossa metodologia.

Com a nossa equipe de colaboradores, a aprendizagem e o ensino são conduzidos pelos mesmos princípios, embasados no que chamamos de formação em serviço. Todos são ativos na sua prática, ensinando, aprendendo e formando-se simultaneamente, em uma rica troca de saberes e experiências.

A prática é constantemente transformada em objeto de estudo, permitindo que cada indivíduo desenvolva sua autoria e protagonismo como gerador contínuo de conhecimento. Essa abordagem orienta nossa estrutura, fortalecendo os membros da comunidade Pró por meio de práticas centradas na leitura, no brincar e no reconhecimento do protagonismo das crianças e jovens.

O Pró, assim, se destaca como um ambiente de aprendizado contínuo e formação permanente.

Nosso Ecossistema

Dentro do nosso ecossistema, temos o Pró Ler & Brincar, nosso programa mais antigo e que compartilha ferramentas e metodologias com os outros programas.

A Biblioteca Pró-Saber SP recebe não só as crianças do L&B, mas toda a comunidade nesse processo de fomento da leitura e brincadeira. Estamos desde 2019 com as portas abertas de segunda à sábado e já emprestamos mais de 100 mil livros.

O Pró Jovens, utilizando-se da Leitura e Brincadeira, trabalha protagonismo comunitário, formação humana e oferece os instrumentos, para os jovens que desejarem multiplicar a metodologia no Pró Jovens nas Escolas, dentro de outros espaços da comunidade.

Ao longo de nossa trajetória, adquirimos amplo saberes que são continuamente enriquecidos pelos grupos que atendemos. Com isso surgiu a vontade de compartilhar nossas práticas com outros educadores, alcançando assim mais pessoas. Assim nasceu o Pró Formação, um espaço virtual de formação de educadores totalmente online e gratuito.

Ecossistema
Impacto Social

Impacto social

Mensuramos cuidadosamente nosso impacto através de métodos qualitativos, incluindo entrevistas individuais de avaliação, gerenciamento de indicadores e pesquisas com as crianças, jovens e familiares. Trabalhamos em estreita colaboração com empresas de pesquisa , como por exemplo o Plano CDE, para reforçar a validação de nossas hipóteses de resultados e impactos. Além disso, participamos de um significativo processo de Teoria da Mudança em parceria com a FGV/CLEAR, que ofereceu uma visão clara e fundamentada sobre como nossos programas influenciam a vida das crianças e jovens em curto, médio e longo prazo.

Quero apoiar o pró

Contribua para que o Pró-Saber SP continue garantindo o direito de toda criança Ler & Brincar.