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Ler & Brincar, uma relação direta com a alfabetização.

A educação e a alfabetização são direitos da criança, e aqui no Pró esse processo é mediado também pela leitura e brincadeira.
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A educação e a alfabetização são direitos da criança, e aqui no Pró esse processo é mediado também pela leitura e brincadeira. Escolhemos trabalhar com essa metodologia por acreditar que ler e brincar todos os dias são condições de desenvolvimento e aprendizagem. Entendemos a alfabetização como uma construção organizada dentro de uma temporalidade, e ancorada em propostas que vão além da decodificação de um código.

A leitura e o brincar criam condições para que a criança se fortaleça, e nesse contexto ela amplia os seus conhecimentos, transformando-os em saberes que usará para ler e escrever. Diversas pesquisas e textos comprovam que a presença da leitura e do brincar na vida da criança é fundante para a sua constituição, e por isso a relação com a alfabetização é direta. Uma delas é a feita pelo Itaú Social em 2016 intitulada “Impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância”*. A Aliança pela Infância defende o brincar espontâneo através de diversos artigos. Um deles é o “Brincar livre: o que acontece quando a sociedade confia na força do brincar”.**

Dizer que a leitura é condição para a criança se alfabetizar é afirmar que ela é um espaço privilegiado de construção de imaginários, ampliação do vocabulário, estabelecimento de vínculos e afetos. Para nós, a aprendizagem se dá também no afeto.

A leitura amplia as possibilidades da criança, pois desenvolve a atenção, o raciocínio, a memória e a concentração. Isso é fundamental para apoiar o seu processo de alfabetização.

A ampliação do imaginário que a leitura proporciona ajuda a criança a criar novas possibilidades no seu cotidiano, fortalecer a sua confiança e a sua capacidade expressiva.

Dizer que a brincadeira é outra condição importante para a alfabetização significa que ao brincar a criança se relaciona com ela mesma e com o outro, explora o jogo simbólico experimentando diferentes papéis. Ela tem a oportunidade de dividir os brinquedos, os espaços e as ideias. Pode aprender a estar em grupo e negociar os seus desejos. Para nós, a aprendizagem também se dá na troca de saberes.

A criança aprende com o corpo, com a experiência, com o movimento, por isso não separamos o brincar do se alfabetizar. O brincar pode ser um espaço seguro de construção e fortalecimento da autoestima da criança, onde ela pode elaborar e construir pensamentos. Acreditamos na importância do brincar com um fim em si mesmo, mas que, mediado pela espontaneidade e criação infantil, e por adultos que acreditam nele como expressão da infância, a aprendizagem é mais significativa. Ao brincar a criança pode se conhecer melhor, saber do que gosta, quem ela é, o que ela quer, o que ela pode. Tudo isso sinaliza saber quem eu sou, quais desafios dou conta de vencer e quais buscarei em seguida. O brincar potencializa aspectos motores, psicológicos, físicos, sociais e emocionais, que serão essenciais para todos os aprendizados vividos ao longo da vida pela criança.

É dessa forma que trabalhamos no Pró-Saber SP. Garantir essas condições diariamente para assegurar que os direitos das crianças sejam exercidos.

*https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2018/05/impacto-da-leitura-feita-pelo_1521054477.pdf
**http://aliancapelainfancia.org.br/inspiracoes/brincar-livre-o-que-acontece-quando-a-sociedade-confia-na-forca-do-brincar/

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Foto de crianças e voluntários (adultos) na praia, com o texto "Notícias"