Integrando Saberes

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 53 dispõe: “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa”.

foto1

Para garantir este direito fundamental, desenvolvemos o programa Integrando Saberes, executado sempre em parceria com uma escola pública da comunidade, promovendo educação de qualidade em tempo integral.
Durante um ano, crianças de 5 a 8 anos frequentam o programa de segunda a sexta-feira, no turno da manhã. Nesse período, todas recebem café-da-manhã, lanche e almoço. O programa leva em consideração a multidimensionalidade do ser – física, racional, afetiva e ética – de forma integrada.

 

FOTO2 (2)

 

A relação com a comunidade e a família dos participantes é um ponto fundamental em nosso fazer. Temos reuniões frequentes – em grupo e individuais – com pais e responsáveis, assim como atividades envolvendo pais e filhos e visitações domiciliares realizadas pelos educadores.
Buscamos nos diferentes projetos que oferecemos iluminar as possibilidades de um futuro melhor para cada um, por meio de um trabalho sistemático feito por nossa equipe, que é semanalmente capacitada por nossa coordenação pedagógica.

 

FOTO 3 (2)

Eixos da nossa metodologia:

1- RODAS DE CONVERSA
2- MERGULHO EM UM AMBIENTE ALFABETIZADOR
3- OFICINAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, MÚSICA, JOGOS MATEMÁTICOS E ARTES
4- VALORIZAÇÃO DO BRINCAR E DO IMAGINAR
5- PARCERIA COM A ESCOLA PÚBLICA E COM AS FAMÍLIAS

Em 2015, o programa Integrando Saberes foi semifinalista do Prêmio Itaú-UNICEF.

FOTO4 (1)