Espaço de Protagonismo Social

O Espaço de Protagonismo Social integra oficinas visando ao empoderamento juvenil e à formação para a atuação comunitária.

De segunda a sexta, no turno da tarde, recebemos adolescentes de 14 a 18 anos, que participam de desenvolvimento de projetos, tutoria escolar, atividades lúdicas e música.

Dentro do programa Escola de Protagonismo Social desenvolvemos os seguintes projetos:

 

Pró-Comunidade

FOTO 6

Grupo formado por adolescentes que realizam pesquisas para diagnosticar as principais necessidades da comunidade e planejar intervenções.

 

Entrelaços (em parceria com a Escola Vera Cruz)

FOTO7 (1)

O Entrelaços é desenvolvido em parceria com alunos da Escola Vera Cruz. Nele, os adolescentes participam de atividades de integração e planejam projetos juntos, como a intervenção em asilos e passeios culturais.

 

Projeto Recreio

FOTO 8

Em parceria com escolas públicas, auxiliamos estudantes a planejarem e executarem atividades lúdicas durante o recreio, dentro da escola.

 

Banda Tocando a Real

FOTO 9

Ritmos como maracatu, coco, ciranda e samba reggae compõem o repertório das aulas de percussão. Desde 2012, os alunos iniciaram a Banda Tocando a Real, que já se apresentou em diversos locais, dentro e fora da comunidade.

 

Culinária

Inspirada nas histórias “Sopa de Pedra” e “Biscoito Escrevido”, nasceu a oficina de culinária Sabores e Saberes. A intenção é unir leitura e escrita à arte de preparar pratos. Nesta oficina, alunos se unem a seus pais e família e desenvolvem as relações afetivas que o universo do preparo dos alimentos proporciona.

 

Cine Pró-Saber

Sessões de filmes com pipoca e, na sequência, roda de conversa mediada pelos educadores sobre o conteúdo assistido.

 

Diálogos Culturais

FOTO 10

Todos os meses recebemos um convidado que conta um pouco da sua história de vida para os adolescentes, promovendo inspiração e um animado bate-papo. Já passaram por aqui o escritor Antônio Prata, a escritora Esmeralda, o empreendedor social Eduardo Lyra, o jornalista Bruno Favoretto, a ginasta Daiane dos Santos, entre outros.