Logo Pró-Saber SP
Estamos de site novo

Mais transparência e clareza para você conhecer o Pró e construir o futuro com a gente.

Novo site

Há 20 anos sonhando o futuro

O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, desde 2003. Tem como missão fortalecer a educação integral de crianças e jovens por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e suas comunidades. Ao longo desses 20 anos, desenvolveu uma metodologia ancorada em três eixos de trabalho:  a leitura, a brincadeira e o protagonismo.

Quem somos

Nosso espaço

Paraisópolis é a segunda maior comunidade de São Paulo, com mais de 100 mil habitantes – o que a coloca à frente de 94% das cidades brasileiras! Ao longo destes 20 anos, estabelecemos raízes sólidas no território, construindo espaços como a biblioteca mais encantadora do mundo, inaugurada em 2019. Esses locais são cuidadosamente planejados para acolher crianças, jovens e famílias diariamente, promovendo a interação por meio da leitura e de brincadeiras.

Criamos também o Bazar do Pró, oferecendo uma variedade de itens a preços acessíveis para a comunidade. Os recursos provenientes desse bazar são direcionados aos nossos programas, potencializando ainda mais nossas ações.

Venha nos visitar!

O que fazemos

Nossa atuação em diferentes frentes está centralizada em Paraisópolis (SP) e além, porque acreditamos que #CadaLeitorImporta. Trabalhamos todos os dias em torno da formação de leitores e do brincar espontâneo manifestado pela criança e mediado por sua cultura. Com o jovem, a brincadeira e a literatura aparecem como condição de autoconhecimento e valorização de sua história. Conheça nosso programas clicando nas imagens abaixo.

Blog do Pró

Acompanhe as notícias, eventos e vozes do nosso ecossistema sobre tudo o que acontece no Pró.

Paraisópolis, a nova capital da literatura infantojuvenil

Fala, jovem: O adolescente é mais do que “irresponsável”

Foto de uma criança com folha de papel em frente ao corpo com escritos

Desenhando palavras: uma viagem encantadora na sondagem de escrita do Pró Ler & Brincar

Nosso impacto

* Dados atualizados em Novembro/2023.

0
crianças e jovens 
impactados desde 2003
0
familiares e responsáveis impactados diretamente
0 %
das crianças alfabetizadas 
na idade correta em 2023
0 mil
visitas à Biblioteca 
desde 2019
0 mil
livros emprestados 
desde 2018

Porque apoiar?

Para reforçar a validação das nossas hipóteses de resultados e impactos, contratamos a empresa de pesquisa Plano CDE, que conduziu uma análise rigorosa dos nossos programas. Além disso, participamos de um processo de Teoria da Mudança em parceria com a FGV/CLEAR, que nos proporcionou uma visão clara e fundamentada do impacto que os nossos programas têm em curto, médio e longo prazo.

Conheça a biblioteca mais linda do mundo

Parceiros

Instituto CSHG
Phi
Lote 45
Cervejaria ambev