Logo Pró-Saber SP

De Pernambuco para o mundo: a história do Gabriel

Hoje o Sexta de Histórias irá contar um pouco da história do Gabriel, 18 anos.

O Gabriel frequenta o Pró-Saber SP desde 2010. E esse ano recebeu uma grande notícia: conseguiu uma bolsa para estudar inglês na Austrália!

Sua história começa lá no interior de Pernambuco. Gabriel nasceu em Olinda. Quando pequeno, era um pouco bagunceiro e não gostava de ir para escola. Sofreu, como muitas crianças, bullying e apanhava de outros meninos. Além disso, tinha muita dificuldade de entender a matéria. “Eu fingia que sabia ler, mas não sabia”, confessa.

Aos 10 anos, a família veio para São Paulo e desde então mora em Paraisópolis. A mãe e o padrasto vieram ao receber uma oportunidade de emprego.

A escola começou a ficar mais legal e as letras começaram a ganhar outro significado “A professora era muito boa. Toda semana ela escolhia um aluno para ler jornal para a classe. Também comecei a aprender a fazer contas”.

No começo da adolescência recebeu um convite para uma vaga no Pró-Saber SP, no programa que atualmente se chama Espaço de Protagonismo Social, “Fui muito bem recebido no Pró-Saber-SP. No começo não estava muito animado, pois achei que seria mais uma obrigação, como a escola era. Mas todos me receberam com muito carinho, vi que era diferente”.

Até a sua relação com a escola se transformou, “Depois que entrei no Pró minha visão da escola mudou. Eu passei a me aplicar mais, ir atrás do estudo. Eu não percebia que eu tinha dificuldades. Aqui eu tive consciência de como poderia melhorar e evoluí muito”. Gabriel disse que passou a ter senso de liderança e aprendeu a desenvolver seus pontos fortes nas aulas de teatro.

Há dois anos, Gabriel ficou sabendo de um curso gratuito de inglês da organização social Cidadão Pró-Mundo. “Inglês era algo distante para mim. Os cursos são muito caros e na escola o ensino é fraco. Queria aprender a língua por causa do ENEM, mas sempre soube que também seria algo fundamental para a vida”. Ele e outros amigos do Pró-Saber SP passaram a frequentar as aulas aos sábados e evoluíram bastante!

A notícia sobre a bolsa para estudar na Austrália veio esse ano. Uma agência de intercâmbio estava a procura de alguém com o seu perfil e entrou em contato com o Pró-Saber SP. E como foi receber a notícia? “Fiquei assustado, mas aceitei na hora. Eu não poderia deixar passar essa oportunidade!”.

Logo Gabriel irá embarcar e pretende aproveitar ao máximo para desenvolver o seu inglês. Os planos para o futuro? “Penso, às vezes, em trabalhar na política, por causa da situação atual do país. Quero fazer algo diferente, mostrar que política é uma coisa boa”.

“Levarei o Pró-Saber SP para a minha vida. Quando for mais velho quero poder conectar pessoas com os projetos daqui, ainda não sei como, mas vou arrumar um jeito. Quero que o Pró-Saber SP continue evoluindo e buscando sempre melhorar. Vejo que aqui há um grande esforço para que todas as crianças saibam ler e escrever. Há uma grande atenção para isso.  Quando eu era pequeno as pessoas viam que eu tinha dificuldade, mas não fizeram nada. Aqui nenhuma criança é deixada para trás”.

Boa viagem, Gabriel!

Veja também

Foto de crianças e voluntários (adultos) na praia, com o texto "Notícias"